Cronologia: O primeiro dia de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da Republica

Foi um dia longo o da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. Para quem não conseguiu acompanhar os directos televisivos ao longo de todo o dia, o Panorama recorda cronologicamente as primeiras horas de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Chefe de Estado.

A tomada de posse

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse logo pela manhã na Assembleia da Republica, onde chegou a pé, quebrando o protocolo logo ao inicio do dia. Marcelo jurou cumprir a constituição, que estava nas mãos do presidente da Assembleia da Republica, Eduardo Ferro Rodrigues e depois de um longo aperto de mão, trocou de cadeira com Cavaco Silva, tornando-se assim o 20º Presidente da Republica de Portugal.

O discurso

Depois da cerimónia de tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se pela primeira vez aos portugueses enquanto Presidente da Republica, num discurso que pode ser lido na íntegra AQUI. Neste seu discurso, a coesão territorial, o fim da pobreza e a promoção da paz foram os principais destaques, com referência ainda à aposta no mar, seguindo o desejo de Cavaco Silva.

12801319_1238017556227142_3456172489024535348_n

A visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Depois da cerimónia na Assembleia da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nos Mosteiros dos Jerónimos tal como é tradição, onde depositou uma coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões e pela primeira vez, também no túmulo de Vasco da Gama, por forma a simbolizar os descobrimentos e a lusofonia. Após a deposição das coroas de flores, o Presidente da Republica deslocou-se para o Palácio de Belém onde deu um almoço com várias centenas de personalidades.

A cerimónia inter-religiosa

Da parte da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença numa cerimónia inter-religiosa com as 18 congregações presentes em Portugal. Na curta cerimónia, Marcelo descerrou uma placa comemorativa e assistiu a uma leitura comum às 18 congregações. Na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa usou também da palavra onde disse ser um “garante da liberdade religiosa”. A intervenção está também disponível na integra AQUI.

Marcelo Rebelo de Sousa Mesquita de Lisboa

A condecoração de Cavaco Silva

Ao final da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio da Ajuda cerca de 900 convidados, de presidente de câmara, a amigos até a grandes figuras de estado de outros países, para distinguir também o presidente cessante, Aníbal Cavaco Silva. Nesta cerimónia que é já também uma tradição, Marcelo condecorou Cavaco Silva com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.

Marcelo Rebelo de Sousa Concerto

O concerto

Esta foi a grande inovação da cerimónia de tomada de posse, que ainda se prolongará pelos próximos dias, onde se deslocará ao Porto. O Presidente da Republica promoveu um concerto na Praça do Município em Lisboa, que contou com a fadista Mariza, que cantou o hino nacional, com Paulo de Carvalho, Diogo Piçarra, os HMB, Pedro Abrunhosa e Anselmo Ralph.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa quebrou o protocolo logo pela manhã ao chegar a pé à Assembleia da Republica, num dia que só terminou já à noite com um concerto na Praça do Município em Lisboa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *