Pedro Sanchez recusou reunir com Mariano Rajoy

O líder do PSOE, Pedro Sanchez recusou reunir-se com o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, enviando para o encontro bilateral a sua equipa de trabalho. Numa fase em que a politica espanhola volta a atravessar um cenário de grande indecisão, os dois partidos com mais votos parecem cada vez mais afastados.

Pedro Sánchez investiduraPedro Sanchez disse ao ABC que disse a Rajoy que “para falar de investiduras, terá de falar com as equipas negociadoras”, garantindo que o PSOE vai continuar “a tentar construir a maioria parlamentar que permita formar governo”.

No dia 12 de Fevereiro, Pedro Sanchez e Mariano Rajoy encontraram-se pela última vez no congresso espanhol, mas o distanciamento foi notório, ao não se terem sequer cumprimentado em público. Pedro Sanchez acusou o líder do Partido Popular de nunca ter “prestado atenção” às suas ideias, em especial no que toca à constituição ou à questão da Catalunha.

Pedro Sanchez foi nomeado pelo Rei Filipe VI para formar governo, mas na primeira sessão de investidura no congresso não conseguiu garantir o número de votos necessários. Agora os partidos tentam desenvolver novas rondas negociais que os permitam encontram uma solução estável de governo.

Na primeira tentativa o PSOE chegou a acordo com o Ciudadanos, mas o acordo entre os dois partidos não mereceu a “benção” do Podemos e do Partido Popular, sendo necessário enquadrar pelo menos mais um partido neste acordo de governo.

Descomplicador:

Pedro Sanchez e Mariano Rajoy não se vão encontrar em reuniões futuras. Os dois partidos vão enviar apenas as equipas de trabalho. Para já o Rei de Espanha não chamou novamente os partidos, aguardando novos desenvolvimentos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *