Jaime Gama nomeado chanceler das condecorações militares de Marcelo Rebelo de Sousa

O ex-presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, foi nomeado por decreto presidencial o novo chanceler das antigas ordens militares da Presidência da República, sucedendo assim ao general Rocha Vieira. Manuela Ferreira Leite mantém-se como chanceler das ordens nacionais e o padre Vítor Melícias foi também substituído nas ordens civis.

Jaime GamaNa estrutura da Presidência da República existem responsáveis pelas condecorações atribuídas pelo estado português, que são nomeados pelo Presidente da República, o responsável máximo pela atribuição das distinções militares, civis e nacionais.

Assim, Jaime Gama é o novo chanceler das antigas ordens militares: Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, Cristo, Avis e Santiago da Espada. Manuela Ferreira Leite, ex-presidente do PSD mantém-se à frente da chancelaria das ordens nacionais do Infante D. Henrique e da Liberdade, enquanto o padre Vítor Melicias foi substituído por Maria Helena Nazaré nas ordens civis de Mérito, Instrução Pública e Mérito Empresarial.

Os chanceleres das ordens do estado português foram nomeados no dia da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, dia 9 de Março, embora respondam a Marcelo Rebelo de Sousa que se tornou automaticamente o “Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas”.

Segundo informa ainda a Presidência da República, as antigas ordens militares “testemunham a tradição secular de que são herdeiras as Ordens Honoríficas Portuguesas” e destacam “o carácter histórico que lhes está associado”. Já as ordens nacionais são uma distinção da “realidade nova, que não herda a tradição das antigas ordens de cavalaria” e têm “enorme prestígio, pelo cunho histórico associado aos acontecimentos que assinalam”. Por fim, as ordens de mérito civil distinguem o “exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial”.

Descomplicador:

Jaime Gama, ex-presidente da Assembleia da Republica pelo Partido Socialista, foi nomeado por Marcelo Rebelo de Sousa como chanceler das antigas ordens honoríficas militares em Portugal.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *