Trump “arruma” Rubio e Hillary descola de Bernie Sanders

Noite de decisões nos Estados Unidos da América, no que às primárias diz respeito. Do lado republicano, Donald Trump pode ter dado a “machadada” final nas aspirações dos seus concorrentes e fez mesmo com que Marco Rubio desse por terminada a sua campanha, já no lado dos democratas, Hillary Cliton conquistou uma decisiva vantagem face a Bernie Sanders.

Rubio perde no seu estado e sai da corrida à Casa Branca

Marco RubioMarco Rubio, senador da Flórida, deu ontem por terminada a sua campanha, depois de ter perdido no seu estado frente a Donald Trump, que conquistou importantes vitórias que o podem ter feito aproximar-se de forma quase definitiva da nomeação. Agora a disputa será entre Ted Cruz e o polémico multimilionário.

Com a desistência de Marco Rubio, que tinha visto já o seu “mestre” Jeb Bush desistir, a luta entre os republicanos está agora reservada a Ted Cruz e a John Kasich, embora este último com poucas hipóteses de se constituir um adversário de peso ao multimilionário.

Neste momento Donald Trump tem já uma vantagem confortável, ao ter conquistado mais delegados do que Cruz e Kasich juntos. Depois de se ter promovido enquanto o candidato “mais desejável” pelo sistema republicano, Marco Rubio acabou mesmo por desistir da corrida à Casa Branca. Kasich venceu no seu estado-natal, o Ohio e Ted Cruz conquistou apenas 25 delegados, permitindo a Trump distanciar-se da concorrência.

Hillary Clinton conquista vantagem praticamente decisiva

Hillary ClintonDo lado dos democratas, Hillary Cliton conquistou uma importante vantagem e que pode mesmo ser decisiva, tendo vencido quatro dos cinco estados em disputa. Nas primárias de ontem, Hillary conquistou 326 delegados, face aos 220 de Bernie Sanders.

Agora nas contas acumuladas, Hillary Clinton tem já 1094 delegados, contra 774 de Bernie Sanders, o candidato “socialista” que tem criticado Wall Street e que ao longo desta corrida tem ganho mais força do que o esperado inicialmente por Hillary Clinton.

Descomplicador:

Donald Trump conquistou ontem importantes vitórias nas primárias, tendo vencido até na Flórida, estado-natal de Marco Rubio, que após essa derrota desistiu da corrida à Casa Branca. A disputa faz-se agora entre Trump e Ted Cruz. Do lado democrata, Hillary Cliton afastou-se de Bernie Sanders e tem praticamente garantida a sua nomeação.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *