Obama escolhe “um moderado” para substituir o conservador Scalia

Barack Obama anunciou ontem o nome do juiz escolhido para substituir Antonin Scalia no Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América. Merrick Garland foi o nome escolhido e dizem os analistas que é um dos mais “moderadores” de entre o leque de possibilidades para o lugar.

Barack Obama Merrick GarlandAinda assim, apesar de ter tentado encontrar um nome consensual, os republicanos devem criticar a escolha no congresso tendo em conta que pediram uma nomeação apenas após as presidenciais deste ano. Obama não seguiu a vontade dos republicanos e anunciou ontem no jardim da Casa Branca o nome de Garland como novo juiz.

O Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos estava a funcionar apenas com oito elementos desde a morte de Scalia, mas necessita de nove membros para funcionar em pleno. Merrick Garland tem actualmente 63 anos e liderou dois grandes processos mediáticos.

Foi o agora juiz do Supremo que liderou os processos dos atentados em Oklahoma em Abril de 1995 quando dois homens detonaram explosivos que mataram 168 pessoas, um processo que durou dois anos anos e condenou um dos arguidos à pena de morte e outro a prisão perpétua. O outro caso foi o de Ted Kaczynski, autor de inúmeros ataques bombistas entre 1978 e 1995, tendo sido condenado a prisão perpétua.

Barack Obama deixou fortes elogios a Garland, tendo dito que “além de ser reconhecido como uma das mentes judiciais mais afiadas, é também alguém que traz para o seu trabalho um espírito de decência, modéstia, integridade, imparcialidade e excelência”, considerando que “estas qualidades e o longo comprometimento ao serviço público valeram-lhe o respeito e admiração de líderes de ambos os lados do corredor”.

Descomplicador:

Barack Obama anunciou ontem a nomeação do juiz substituto de Antonin Scalia. O moderado Merrick Garland foi o escolhido para ocupar a vaga no Supremo Tribunal de Justiça, mas vai gerar polémica entre os republicanos que pediam uma nomeação apenas feita já no mandato do presidente eleito em Novembro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *