Ex-presidente do CCB acusa João Soares de “limpeza”

O ex-presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), António Lamas deu este Sábado ao Expresso a primeira entrevista depois de ter sido demitido pelo Ministro da Cultura, João Soares. António Lamas diz que a sua saída foi um caso de “limpeza” e que quem ficou “mal na fotografia” foi João Soares.

António Lamas diz mesmo que João Soares “já deve estar arrependido” da decisão tomada e que só a tomou por “falta de educação”, não poupando assim em palavras no que toca a criticar o Ministro da Cultura do executivo de António Costa.

António Lamas CCBSobre o processo de demissão, que António Lamas diz que João Soares pode estar “já arrependido da inusitada metodologia que seguiu para me afastar”, João Soares não tem respondido até ao momento apesar dos pedidos da imprensa.

António Lamas diz que não foi apenas o seu nome a ser afastado, mas “todos os que, de alguma forma, estavam ligados a mim”, referindo-se ao administrador Daniel Vaz Silva, administrador do CCB. Sobre o motivo que foi alegado para a sua demissão, António Lamas afirma que “sem nunca explicitar o que achava mal do plano, o ministro associou a inadmissibilidade a não ter havido contactos com a Câmara de Lisboa”.

O gestor cultural recusa a acusação, dizendo que existiram “contactos a diversos níveis com a câmara e com as principais instituições gestoras dos equipamentos culturais da área”, acrescentando estar confiante que mais tarde os seus projectos para a zona sejam retomados por outros gestores.

António Lamas é Engenheiro Civil e antes de ter liderado o Centro Cultural de Belém foi administrador da Parques Sintra e do Instituto Português do Património Cultural. A reabilitação que promoveu em Sintra da zona protegida (Património da Humanidade) foi na generalidade elogiada.

Descomplicador:

António Lamas não poupou nas palavras para criticar João Soares, Ministro da Cultura que o afastou da gestão do Centro Cultural de Belém. António Lamas acusou João Soares de “falta de educação” e diz que o ministro está já “arrependido” do que fez.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *