Marcelo cumprimenta Primeiro-Ministro e ataca Passos Coelho

O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, promoveu hoje a cerimónia de cumprimentos oficiais ao Primeiro-Ministro, António Costa. Na agenda do dia, a “ingerência” de Costa na banca nacional, defendida por Marcelo, que foi assim contra a opinião de Pedro Passos Coelho.

Marcelo Rebelo de Sousa Governo António CostaMarcelo Rebelo de Sousa optou por uma opinião “consensual” acerca da interferência do Primeiro-Ministro na situação da banca nacional, afirmando não passar “cheques em branco” nem ter “preconceitos” quanto a tais iniciativas. As declarações surgem na sequências das noticias que dão contra de encontros entre António Costa e Isabel dos Santos, com a entrada de capitais estrangeiros na banca nacional como tema em cima da mesa.

O Presidente da Republica diz mesmo que “o desejável seria que esta matéria suscitasse um consenso nacional”. Para Marcelo Rebelo de Sousa, “o cumprimento da Constituição, que subordina o poder económico ao poder político” é a justificação encontrada para defender “a intervenção dos órgãos de soberania em articulação com as entidades reguladoras”.

Na cerimónia de cumprimentos ao executivo, António Costa reforçou a vontade de “cooperação institucional” com a Presidência da República, com Marcelo Rebelo de Sousa a garantir que não terá “preconceitos” para com as iniciativas do governo, mas a alertar que não passará “cheques em branco”.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa colocou-se hoje ao lado de António Costa na questão da interferência do Primeiro-Ministro na banca nacional, indo assim contra a opinião de Pedro Passos Coelho. Em causa está a reunião de António Costa com a empresária angolana, Isabel dos Santos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *