Portas continua a conquista da América Latina

Depois de ter sido condecorado no México e na Colômbia, agora é a vez de no Brasil ir receber a mais alta condecoração atribuída a cidadãos estrangeiros. O papel de Paulo Portas nas relações económicas entre a América Latina e Portugal foi uma das suas principais apostas, quer enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros, quer enquanto Vice-Primeiro-Ministro.

Paulo PortasSegundo o governo brasileiro, Paulo Portas vai receber a Ordem do Cruzeiro do Sul devido a “relevantes serviços prestados, nomeadamente como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, no desenvolvimento das relações entre os dois países”. Este é assim o terceiro país da América Latina onde o ex-líder do CDS recebe condecorações por parte dos governos.

Apesar do anuncio ter sido feito esta semana pelo governo brasileiro, ainda não é conhecida a data em que Paulo Portas será agraciado pelo executivo de Dilma Roussef. Recentemente o Brasil tem passado por um período politico conturbado e a condecoração de Paulo Portas poderá até ser atribuída de forma discreta.

No México, Paulo Portas recebeu a Aguila Azteca e na Colômbia foi agraciado com a Ordem de Boyaca, sendo também as duas mais altas comendas atribuídas nos países a cidadãos estrangeiros. Antes desta condecoração brasileira, Paulo Portas tinha sido já homenageado por Michel Temer, Vice-Presidente do Brasil, na sua residência oficial.

Recentemente, poucos dias depois de abandonar a liderança do CDS, Paulo Portas foi eleito vice-presidente da Câmara do Comércio, cargo não remunerado e com mandato de três anos, ligado também à diplomacia económica. Paulo Portas foi eleito tendo sido indicado pela empresa Pinto Basto e tem como seu homónimo José Miguel Júdice.

Descomplicador:

Paulo Portas vai ser distinguido no Brasil com a mais alta comenda atribuída a cidadãos estrangeiros. Depois de México e Colômbia, Paulo Portas continua a sua “tournée” de reconhecimento na América Latina, território que foi a sua forte aposta enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro-Ministro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *