Os nomes de quem “lidera” o PSD até 2018

Pedro Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD a 5 de Março em eleições directas com 95% dos votos. Este fim-de-semana no 36º Congresso do PSD foram eleitos os restantes órgãos nacionais dos sociais-democratas. Quem são então os restantes nomes dos órgãos nacionais do partido?

Comissão Politica Nacional (CPN)

Jorge Moreira da Silva

A CPN é o órgão executivo do partido e foi eleito neste congresso com 80% dos votos, a pior percentagem de todas as lideranças de Passos Coelho. Assim, como vice-presidentes foram eleitos Jorge Moreira da Silva, Marco António Costa, Maria Luis Albuquerque, Sofia Galvão, Teresa Leal Coelho e Teresa Morais.

Como vogais do órgão mais próximo de Passos Coelho foram eleitos António Topa, Francisca Almeida, Emilia Santos, Joana Barata Lopes, João Moura, José de Jesus, Luis Ramos, Miguel Goulão, Ofélia Ramos e Pedro do Ó Ramos. O Secretário-Geral continua a ser José Matos Rosa.

Mesa do Congresso Nacional

Fernando Ruas

A mesa do congresso que dirige os trabalhos na reunião do órgão máximo do partido, que se reúne ordinariamente de dois em dois anos continuará a ser liderada por Fernando Ruas, actual eurodeputado e ex-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Como vice-presidentes foram eleitos Hermínio Loureiro e Rui Rocha e como secretários, Duarte Pacheco, Domingos Dias, Isaura Morais e Bruno Inácio.

Comissão Nacional de Auditoria Financeira (CNAF)

Pedro Pinto

A CNAF foi um órgão criado apenas no 34º congresso, já na liderança de Passos Coelho, que tem como objectivo supervisionar as contas do partido. Este órgão será assim liderado nos próximos dois anos por Pedro Pinto, deputado do PSD, ex-presidente da JSD e vereador da Câmara de Lisboa com Santana Lopes. Para este órgão foram também eleitos Miguel Salvado e Amilcar Mourão.

Conselho Nacional (CN)

Para o Conselho Nacional são eleitos em congresso 70 militantes, sendo que este ano o primeiro militante a ser eleito foi Luís Marques Guedes, que foi Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares no governo anterior. Para este órgão candidataram-se oito listas. A lista apoiada por Passos Coelho elegeu 33 dos 70 lugares e integrou dirigentes dos Trabalhadores Sociais-Democratas e da Juventude Social Democrata, que abdicaram de apresentar listas próprias.

Conselho de Jurisdição Nacional

João Calvão da Silva

O Conselho de Jurisdição Nacional é o órgão responsável pelos processos disciplinares impostos aos militantes e dirigentes dos partidos. Este Conselho de Jurisdição será assim liderado por João Calvão da Silva, que foi Ministro da Administração Interna no governo rejeitado no Parlamento, liderado por Passos Coelho. Integram também este Conselho de Jurisdição, Paulo Colaço, José Miguel Bettencourt, Jorge Pracana, Delfim Maia, Paulo Oliveira, Félix Araújo, Francisco Martins e Bernardo Azevedo.

Conselho Estratégico e Instituto Francisco Sá Carneiro

Pedro Reis AICEP

O Conselho Estratégico, que deverá substituir ainda que de forma informal o gabinete de estudos, será liderado por José Matos Correia e estará em estreita articulação com o Instituto Francisco Sá Carneiro, que será liderado por Pedro Reis, ex-presidente da AICEP.

Estas duas estruturas serão as responsáveis pelo pensamento politico do PSD, funcionamento em modo de governo sombra ou de think tank e que será assim o “laboratório de ideias” para o PSD da oposição que Passos Coelho lidera agora.

Descomplicador:

Para além de Pedro Passos Coelho, que se apresentou já em congresso como presidente reeleito do PSD, foram eleitos dezenas de dirigentes para os órgãos nacionais do partido, desde a Comissão Politica Nacional até às estruturas autónomas do partido.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *