Espanha: Ciudadanos é o que mais cresce segundo as sondagens

Segundo o jornal El Mundo, se as eleições fossem hoje, pouco ou nada mudaria. No entanto, de realçar que o Ciudadanos passaria a terceira força política espanhola. Os restantes partidos manteriam, com ligeiras alterações, as percentagens de voto do ato eleitoral do ano passado.

albert riveraO impasse político, que já dura há quase três meses, tem-se arrastado mais do que seria desejável. Relativamente aos resultados das eleições de 2015, o grande vencedor seria o Ciudadanos, que subiria 5% nas intenções de voto (13,9 % para 18,8%). Já o Podemos, liderado por Pablo Iglesias, passaria de 3º para 4º força política em Espanha (20,7 % para 15,9%) . No que aos dois partidos mais votados diz respeito, PP e PSOE, não há grandes alterações a registar.

Outro dos aspetos abordados nesta sondagem foi qual a solução de governo que os espanhóis preferem. Uma coligação entre PSOE e Ciudadanos, viabilizada pela abstenção do Podemos, seria, segundo a maioria do eleitorado espanhol, preferível. No que a Mariano Rajoy diz respeito, a maioria (54%) gostariam que o líder do PP fosse substituído.

Numa altura em que falta apenas um mês para os partidos encontrarem uma solução governativa, o impasse político parece não ter fim à vista.

Descomplicador:

Numa sondagem divulgada no dia de hoje pela El Mundo, há apenas a registar a subida do Ciudadanos de 4ª para 3ª força política espanhola. O Podemos é o partido que sofre a maior queda. PP e PSOE mantêm-se na mesma.

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas "radicado" no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *