Congresso Nacional do PS marcado para junho

O Congresso Nacional do PS já tem data e local. Entre os dias 3 e 5 de Junho a Feira Internacional de Lisboa (FIL) vai ser o palco do congresso do Partido Socialista, que desta vez contará com a presença não só de delegados e militantes, como também de simpatizantes socialistas e independentes.

“Haverá uma nova filosofia de Congresso Nacional [do PS], porque será participado por todos os militantes, independentemente de serem ou não delegados e por simpatizantes socialistas que a nós se queiram associar”, declarou Ana Catarina Mendes no final da Comissão Nacional do PS, reunião que se destinou sobretudo a aprovar a preparação do próximo congresso do partido.

António Costa

Na proposta feita, a secretária-geral adjunta do partido apontou o nome de Francisco César, dirigente socialista e membro do Governo Regional dos Açores, como o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), esclarecendo que “haverá também uma comissão para a organização do programa político, que será coordenada por mim e que terá associada um conjunto de independentes”.

Ainda em conversa com os jornalistas, Ana Catarina Mendes frisou que quer que o Congresso Nacional “seja um congresso de causas, de portas abertas, com renovação geracional e com uma agenda política para o país, frisando sempre a autonomia do PS em relação ao Governo e ao parlamento” e também que pretende “um congresso aberto à sociedade civil, designadamente a ativistas das mais diversas causas sociais, razão pela qual estarão também independentes na organização deste congresso”.

Na reunião anterior da Comissão Nacional do PS tinha sido apontada a possibilidade de o Congresso Nacional realizar-se em apenas dois dias, como aconteceu no último ano. Um dos três dias do congresso deste ano servirá para incluir vários debates com militantes e simpatizantes do PS.

Ao escolher a FIL como palco do evento, o PS repete o local do seu último Congresso Nacional, que se realizou em Novembro de 2014 e que consagrou António Costa como líder socialista, após ter derrotado António José Seguro em eleições primárias.

Descomplicador:

O Congresso Nacional do PS vai realizar-se entre os dias 3 e 5 de Junho na Feira Internacional de Lisboa, local do anterior congresso. Este ano o evento conta com a presença de delegados, militantes, simpatizantes socialistas e ainda independentes, que poderão participar em debates.

zybjvmxe@pwrby.com'
Publicado por: Joana Silva

20 anos, natural da Madeira. Estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é em Lisboa que está a dar os seus primeiros passos no jornalismo. Colabora também com o Bola na Rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *