O “economista que rompeu o monopólio que os liberais tinham” lançou um novo livro

“A Economia como desporto de combate” é o título do segundo livro de Ricardo Paes Mamede, economista e professor no ISCTE-IUL. Foi apresentado na Quinta-Feira na Sociedade de Geografia de Lisboa por Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, e Sandra Monteiro, antiga colaboradora do blogue Ladrões de Bicicletas.

Ricardo Paes MamedeDepois de “O que fazer com este país”, a compilação de alguns textos escritos no blogue Ladrões de Bicicletas ao longo de cerca de nove anos dá forma e conteúdo ao novo livro do economista. Em declarações ao Panorama, Ricardo Paes Mamede revelou que o principal propósito do livro é “permitir às pessoas reconstituírem de alguma forma aquilo que foram algumas das discussões principais tidas num período que foi muito marcado por crises económicas, seja em Portugal, seja na Europa ou a nível mundial”.    

Ricardo Paes Mamede, que é actualmente professor de Economia Política no ISCTE-IUL afirmou que o papel de um economista é “um papel exigente, mas que é feito com um conjunto de pessoas que se empenham em lutar por ideias que consideramos justas”, acrescentando ainda que “às vezes é cansativo, mas que é muito estimulante”.

No final da sessão de apresentação, o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos disse ao Panorama que “finalmente temos ideias novas a serem ouvidas e a serem apresentadas de forma qualificada como o Ricardo as faz”. O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares comentou ainda o facto de Ricardo Paes Mamede ser presença assídua na comunicação social, afirmando que o mesmo conseguiu “romper o monopólio que os economistas liberais tinham”.

Com Duarte Pereira da Silva

Descomplicador:

“A Economia como desporto de combate” é o novo livro de Ricardo Paes Mamede que foi apresentado na Quinta-Feira por Pedro Nuno Santos e Sandra Monteiro. “Combater o desemprego, as desigualdades sociais e a instabilidade no nosso país, na Europa e no Mundo é o desporto de combate” de que o economista fala.

zybjvmxe@pwrby.com'
Publicado por: Joana Silva

20 anos, natural da Madeira. Estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é em Lisboa que está a dar os seus primeiros passos no jornalismo. Colabora também com o Bola na Rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *