Conhece a nova equipa do Ministério da Cultura

Poucos dias depois da demissão de João Soares, foi o Presidente da Republica a revelar ao país o nome do seu sucessor: Luís Filipe Castro Mendes. A tomada de posse está marcada para Quinta-Feira, exactamente uma semana depois da polémica com o ex-Ministro da Cultura. O nome do Secretário de Estado, Miguel Honrado, foi também dado a conhecer hoje.

Luís Filipe Castro Mendes

Luís Filipe Castro MendesActualmente com 66 anos, Luís Mendes é representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo e embora tendo uma variada obra publicada, a sua carreira tem sido na área diplomática. Formado em Direito, seguiu a carreira diplomática, com passagens por Luanda, Madrid e Paris, segundo indica a sua nota biográfica na Wikipédia.

Com obra na área da poesia, Luís Filipe Castro Mendes conquistou já o Prémio PEN Clube Português de Poesia, o Prémio D. Dinis e o Prémio António Quadros. Em 2015, Luís Mendes lançou pela Assírio&Alvim o livro “Outro Ulisses Regressa a Casa”

Marcelo Rebelo de Sousa deixou fortes elogios a Luís Mendes, que considera ser “um grande poeta, um grande ensaísta, é uma grande figura da Cultura portuguesa, além de ser um magnífico embaixador”, segundo disse à margem das comemorações dos 140 anos da Caixa Geral Depósitos. Ainda assim, a tomada de posse de Luís Mendes dar-se-á apenas após a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Estrasburgo, onde irá encontrar-se com o sucessor de João Soares.

À SIC, Luís Filipe Castro Mendes disse ter recebido este convite com “muita honra” e como “um grande desafio e uma tarefa à qual darei o melhor de mim”, sem acrescentar para já mais nada, o que fará depois da tomada de posse marcada para Quinta-Feira.

Miguel Honrado

Miguel HonradoCom a saída de João Soares, saiu também Isabel Botelho Leal, para o qual entrará Miguel Honrado, segundo informou também a página da Presidência da República. Miguel Honrado é actualmente Presidente do Concelho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, dirigido pelo encenador Tiago Rodrigues.

Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e com uma pós-graduação em Curadoria e Organização de Exposições pela ESBAL/Fundação Calouste Gulbenkian, trabalha desde 1989 na área da produção e gestão cultural.

Miguel Honrado colaborou com um conjunto de projectos temporários, entre os quais o Festival Europália, a Exposição Universal de Sevilha, a Exposição Mundial de Lisboa 1998 e de Lisboa Capital Europeia 1994, desempenhando desde Janeiro de 2015 o cargo de presidente do Teatro D. Maria II, para alem de ser também professor universitário e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian.

Descomplicador:

Luís Filipe Castro Mendes e Miguel Honrado, serão na Quinta-Feira, 14 de Abril nomeados como os novos Ministro da Cultura e Secretário de Estado da Cultura, respectivamente, sucedendo a João Soares e Isabel Botelho Leal.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *