Mercado dos comentadores agitado. Esquerda ganha espaço

O mercado dos comentadores televisivos na área politica tem estado em polvorosa. Com a ida da pivot Ana Lourenço da SIC Noticias para a RTP3, estrearam-se também novos formatos e novos protagonistas. A TVI não ficou fora da corrida e garantiu Marisa Matias aos Sábados à noite em canal aberto.

RTPPara além de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, protagonizar desde há duas semanas o espaço “Simplesmente Marisa” aos Sábados no Jornal da Noite da TVI, as maiores alterações verificaram-se entre a SIC e a RTP. Pedro Adão e Silva (mais próximo do PS), Bernardino Soares (PCP) e José Eduardo Martins (PSD) mudaram-se da SIC Noticias, onde comentavam regularmente, para a RTP3.

Pedro Adão e Silva, José Eduardo Martins e também Rui Tavares (LIVRE, ex-BE), vão protagonizar um novo espaço de comentário inovador, moderado por João Adelino Faria e com uma forte componente interactiva, com estreia marcada para esta Terça-Feira pelas 23h, onde os 15 minutos antes do debate e outros 15 após, serão transmitidos através do Facebook. A par disso, os comentadores terão ainda liberdade para responder a comentários nas redes sociais durante o programa.

Tanto na RTP3 como na SIC Noticias os jornais das 21h30 têm um espaço de comentário, com a SIC Noticias a chamar agora à sua antena deputados e dirigentes partidários mais jovens como Mariana Mortágua (BE), Duarte Marques e António Leitão Amaro, ambos do PSD.

Para além deste novo espaço de comentário na RTP3, também Ana Drago (Fórum Manifesto, ex-BE) e João Taborda da Gama (mais próximo do PSD), irão também comentar regularmente no canal público, a actualidade diária no noticiário conduzido por Ana Lourenço.

Descomplicador:

A ida de Ana Lourenço da SIC Noticias para a RTP3 marcou o inicio de uma “debandada” de comentadores para o canal publico. Rui Tavares, Pedro Adão e Silva e José Eduardo Martins estreiam hoje um novo espaço interactivo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *