Ex-Secretário de Estado comunica saída pelo Facebook

“Deixo hoje o XXI Governo Constitucional”, assim começa o post no Facebook de João Wengorovius Meneses, no qual o ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto revela a sua demissão. Sai “em profundo desacordo com o Sr. Ministro da Educação [Tiago Brandão Rodrigues]”, mas ainda assim continua “convicto de que temos um excelente Governo, capaz de ser bem sucedido num momento político tão decisivo”.

João Wengorovius MenesesJoão Wengorovius Meneses deixou ontem o Governo. Anunciou-o num post no seu perfil pessoal do Facebook por volta da meia-noite onde afirmou que acreditava “de que tinha um bom projeto e uma excelente equipa”. No entanto, eventuais desacordos com o Ministro da Educação, “no que diz respeito à política para a juventude e o desporto, e ao modo de estar no exercício de cargos públicos”.

Contactado pelo Observador, João Meneses, não quis criar polémicas dizendo apenas: “Prezo muito a dignidade do Estado, do Governo e do exercício deste tipo de funções, bem como a estabilidade política, que tanta falta nos faz neste momento, de modo que não farei mais qualquer comentário”, acrescentando ao Expresso que “não sai por nenhum episódio em especial, mas por um avolumar de situações contrárias à minha forma de gerir recursos, pessoas e maneira de estar na política”.

A reacção da direita

O CDS foi o primeiro a reagir criticando o clima de instabilidade que tem sido a marca de Tiago Brandão Rodrigues durante o seu mandato. “Tem sido desde o início um factor de instabilidade no Governo”, acusou o porta-voz do CDS, João Almeida. Que afirma ainda que até agora essa “instabilidade” se tinha ficado pela Educação, mas que “surpreendentemente se alastrou à área da Juventude e Desporto”.

Como consequência do post o CDS vai chamar João Meneses e o Ministro da Educação ao Parlamento para que seja esclarecida a situação e os pontos de desacordo que levaram à demissão do ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O PSD reagiu na mesma linha que o seu parceiro antigo parceiro de governação e de campanha eleitoral, o CDS, afirmando que: “Cabe-nos a nós, em primeira linha, grupo parlamentar do PSD, exigir por parte do ministro e do ex-Secretário de Estado que venham a terreiro, urgentemente, clarificar o que quis dizer com estas declarações e fazer perceber ao parlamento e ao país qual a estratégia que querem seguir para a área da juventude e do desporto em Portugal”.

João Paulo Rebelo: o sucessor

João Paulo Rebelo PSJoão Paulo Rebelo foi o escolhido para suceder a João Meneses. A notícia foi conhecida no site da Presidência da República que indica ainda que a tomada de posse será na quinta-feira, juntamente com o novo Ministro da Cultura e Secretário de Estado da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes e Miguel Honrado.

O novo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto nasceu em agosto de 1974, foi eleito deputado pelo círculo de Viseu e é licenciado em Gestão. É vereador na oposição na Câmara de Viseu e detém uma empresa de “produção e comércio de produtos frutícolas, hortícolas e silvícolas e exploração florestal”.

Os sociais democratas não perderam ainda a oportunidade para de assinalar com bastante preocupação aquilo que é a nomeação do novo secretário de Estado que, conforme dizem os próprios agentes no terreno, não augura nada de bom, tendo em conta a má memória que deixou aquando da gestão de entidades públicas, nomeadamente a Movijovem, no tempo do engenheiro José Sócrates”.

É bom lembrar que a nomeação de João Wengorovius Meneses, também gestor, tinha sido recebida com reserva pelos agentes desportivos nacionais, que não lhe conheciam qualquer ligação ao sector.

Descomplicador:

João Wengorovius Meneses demitiu-se do cargo de secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Anunciou-o através do seu perfil pessoal do Facebook onde aludiu a eventuais discórdias com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. PSD e CDS reagiram com um pedido de chamada ao Parlamento dos dois protagonistas do sector. João Paul Rebelo é o novo secretário de Estado.

ygztbykr@eelmail.com'
Publicado por: Tomás Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *