Jaime Gama substitui Nuno Garoupa na FFMS

O ex-presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, vai substituir Nuno Garoupa a partir de 1 de Setembro na liderança da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Fundada em 2009, a Fundação Francisco Manuel dos Santos terá em Jaime Gama o seu terceiro presidente, numa instituição que se tem tornado cada vez mais relevante no país.

Jaime GamaNuno Garoupa pretende regressar à sua antiga actividade de investigador na Universidade do Texas pelo que pediu a demissão enquanto presidente da FFMS. Depois de António Barreto ter sido presidente desde a fundação em Fevereiro de 2009 até 2014, Nuno Garoupa que tinha integrado o seu conselho de administração, subiu ao cargo mais alto.

Agora dois anos depois, será a vez de Jaime Gama passar também de membro do Conselho de Administração da Fundação a presidente desta instituição. Para além de Nuno Garoupa, de saída e de Jaime Gama que subirá a presidente, o Conselho de Administração é ainda composto por António Araújo, David Lopes, António Lobo Xavier, Luis Amado, José Soares dos Santos, Maria Manuel Mota, Mariana França Gouveia e a actual Ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Fundação Francisco Manuel dos Santos FFMSA Fundação Francisco Manuel dos Santos tem como objectivo “promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas”, procurando assim promover “a realização de estudos, trabalhos de investigação e outras iniciativas que, obedecendo aos mais elevados padrões de rigor e qualidade científica, permitam uma melhor compreensão da realidade, apresentem soluções concretas e recomendações para os decisores, aprofundem o debate em torno dos grandes problemas nacionais e contribuam para a justiça, para o desenvolvimento e para o reforço da coesão social”.

Francisco Manuel dos Santos é avô de Alexandre Soares dos Santos, o presidente do grupo Jerónimo Martins, tendo falecido em 1953. Já o presidente da Fundação a partir de dia 1 de Setembro, tem actualmente 68 anos, foi Ministro da Administração Interna, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, para além de ter sido presidente da Assembleia da República e é licenciado em Filosofia.

Descomplicador:

Jaime Gama será o novo presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos em substituição de Nuno Garoupa. O ex-presidente da Assembleia da República será o terceiro presidente da Fundação lançada pelo presidente do grupo Jerónimo Martins.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Há 1 comentário neste artigo
  1. miguel.martel@gmail.com'
    Indignado at 20:18

    Que tristeza, que falta de gosto! Não conseguem arranjar alguém mais novo e competente? Não é difícil!
    Ou alguém anda a mexer uns cordelinhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *