64 deputados acumulam outro trabalho com o Parlamento

Na Quarta-feira foi constituída a Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício das Funções Públicas, quando o caso de Maria Luís Albuquerque protagonizou uma das grandes questões éticas desta legislatura. Entretanto, o Jornal de Negócios avançou que 64 parlamentares acumulam o emprego de Deputado da Nação com um outro trabalho.

Assembleia da Republica ParlamentoDos 230 deputados, 64 acumulam outras funções, não exercendo assim o seu mandato em regime de exclusividade, o que dá direito a uma bonificação de 348 euros, face ao salário base de 3412 euros. O Bloco de Esquerda é o partido que mais alterações que fazer ao regime de incompatibilidades dos deputados, podendo agora essas propostas na comissão criada para o efeito.

Ainda quanto aos pedidos especiais no que aos deputados diz respeito, 114 pediram despesas de representação, o que significa também um acréscimo no salário mensal. No inicio da legislatura os deputados têm de entregar um registo de interesses onde dão conta dos cargos exercidos no passado e das participações em empresas.

Muitos dos parlamentares que acumulam o trabalho de deputado com outra profissão são advogados ou consultores, embora existam também muitos professores.

A comissão eventual criada para rever a transparência no exercício das funções de deputados será liderada pelo deputado social-democrata Fernando Negrão, ex-Ministro da Justiça no curto governo de Passos Coelho chumbado no Parlamento. Luís Marques Guedes será o coordenador do PSD, o do Bloco de Esquerda será Pedro Filipe Soares, Vânia Dias da Silva ocupa esse posto no CDS e Jorge Machado pelo PCP. O Partido Socialista ainda não indicou o nome do seu coordenador.

Descomplicador:

64 deputados do Parlamento acumulam as funções com outra profissão. Na Quarta-Feira foi criada a Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício das Funções Públicas, que tem como objectivo rever o regime de incompatibilidades.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *