Maria Luís e Fernando Medina no Bilderberg este ano

Maria Luís Albuquerque e Fernando Medina são os primeiros convidados de Durão Barroso para o Clube Bilderberg deste ano. Depois de Francisco Pinto Balsemão ter sido o responsável nos últimos anos pelos convites às personalidades portuguesas, este ano já será Durão Barroso o responsável por estes convites.

Durão BarrosoFrancisco Pinto Balsemão disse recentemente que era “altura de dar lugar a outro”, escolhendo o ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Assim, anualmente o membro português do conselho permanente pode escolher dois convidados que por norma são os protagonistas políticos desse ano ou duas figuras que estão em ascensão no panorama politico nacional.

Em 2004 os convidados foram José Sócrates e Pedro Santana Lopes e à excepção de Pedro Passos Coelho que recusou o convite, todos os primeiros-ministros passaram pelo clube “secreto”: Guterres, Barroso, Santana, Sócrates e António Costa. Em 2013 foi a vez de Paulo Portas e António José Seguro terem sido convidados.

As reuniões anuais do Clube Bilderberg estão sempre envoltas em grande secretismo, realizando-se por norma em hotéis de luxo que tudo fazem para resguardar a privacidade dos convidados. A reunião realiza-se entre 9 e 12 de Junho e durante esses dias decorre uma reunião do núcleo-duro durante duas horas, onde são tratados assuntos confidenciais ao mais alto nível. O Bilderberg é considerado um dos maiores clubes de lobby do mundo.

Descomplicador:

Maria Luís Albuquerque e Fernando Medina são este ano os convidados portugueses do Clube Bilderberg. Este ano os convites estão pela primeira vez a cargo de Durão Barroso, que substitui assim Francisco Pinto Balsemão como membro do conselho permanente.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *