PSD aposta em Rui Rio para contrariar domínio de Rui Moreira no Porto

O Partido Social Democrata do Porto quer apostar em Rui Rio para disputar a liderança da Área Metropolitana do Porto, por forma a dividir assim palco com Rui Moreira que conta já com o apoio do CDS na recandidatura à autarquia do Porto em Setembro de 2017.

Rui RioA ideia do executivo de António Costa é fazer coincidir as eleições autárquicas com as eleições para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, querendo assim o PSD local apostar em Rui Rio para dividir protagonismo com Rui Moreira.

“É preciso ver como é que a ‘geringonça’ vai estar em 2017”, diz o PSD quanto à sua aposta para as eleições autárquicas no Porto. Os sociais-democratas acreditam que “se houver uma grande confusão, Rui Moreira não vai querer o apoio do PS, porque isso retira-lhe votos”, segundo diz Virgilio Macedo, líder distrital do PSD do Porto, ao jornal Público.

Virgilio Macedo diz ainda que se Rui Moreira integrar elementos de partidos políticos, “a candidatura de Rui Moreira deixa de ser independente”, considerando ainda que o PS “como partido de governo” comete “um erro ao não apresentar candidato próprio”.

Também ao Público, Rui Rio diz nunca ter considerado candidatar-se à Área Metropolitana, mostrando-se no entanto favorável a “uma profunda reforma administrativa”, dizendo-se ainda defensor da regionalização, sendo que é necessário primeiro “definir quais são as verdadeiras competências das áreas metropolitanas”.

Descomplicador:

O PSD Porto quer apostar em Rui Rio para disputar as eleições da Área Metropolitana do Porto, por forma a dividir assim palco com Rui Moreira que será novamente candidato à Câmara Municipal do Porto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *