Um Marcelo a cada esquina

Marcelo Rebelo de Sousa está a pensar aceitar um desafio formulado pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) para visitar as 3092 freguesias de Portugal. O único entrave parece ser o timing, já que para o ano se disputam as eleições autárquicas e a presença do Presidente da República pode tornar-se num tema sensível.

Marcelo Rebelo de SousaA noticia é avançada pelo jornal i e diz que Marcelo Rebelo de Sousa está a ponderar aceitar o desafio, apesar de muitos detalhes não serem ainda conhecidos. Para já o que está a dificultar a iniciativa é a data das eleições autárquicas, que se devem realizar em Setembro do próximo ano, o que levaria o Presidente da República a marcar presença em muitas freguesias num período de pré-campanha.

Fonte da Presidência diz ao i que “houve um convite e está a ser analisado” mas avança também que a agenda ainda está a ser fechada, apesar da vontade de Marcelo Rebelo de Sousa ser a de aceitar para poder estar perto do “Portugal profundo”.

Esta iniciativa pretende também dar força ao tema da descentralização, uma das prioridades do Plano Nacional de Reformas e que pode contar assim com Marcelo Rebelo de Sousa como uma das suas “forças motrizes”. António Costa pretende alterar o método de eleição das CCDR’s e das Áreas Metropolitanas, necessitando no entanto do apoio do PSD, o que pode ser motivado pelo Presidente da República.

Este ano comemoram-se os 40 anos das eleições autárquicas, efeméride que levou assim a ANAFRE a formular o convite a Marcelo Rebelo de Sousa que a aceitar marcará então presença nas 3092 freguesias de Portugal, ou talvez mais, consoante a reforma administrativa que este governo quer implementar.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa pode vir a marcar presença nas 3092 freguesias de Portugal caso aceite um convite da ANAFRE para assinalar os 40 anos das eleições autárquicas. O único problema poderá ser o facto das visitas coincidirem com um período de pré-campanha eleitoral para as autárquicas de 2017.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *