Na Batalha, juventude será reforçada “na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia”

Pela primeira vez um Congresso Nacional da JSD foi realizado no distrito de Leiria. O Panorama foi falar com os anfitriões: Paulo Baptista Santos, antigo deputado e actual Presidente da Câmara Municipal da Batalha, e Eduardo Prior de Almeida, Presidente da Concelhia da JSD da Batalha e vice-presidente da distrital de Leiria.

Eduardo Prior de Almeida

Eduardo Prior de AlmeidaO que podemos esperar deste Congresso?

Resgatar o Presente, Projectar o Futuro”: este é o lema do Congresso e é um tema fundamental.  A JSD está a ter uma postura muito contra o que é o actual estado das coisas, contra a forma como a Geringonça chegou ao poder e contra o conteúdo daquilo que eles têm feito. Não achamos que daqui surja nada de bom para a sociedade portuguesa,  e  por isso será um ataque cerrado à políticas de António Costa; será uma discussão de políticas de juventude e o inicio das autárquicas.

As autárquicas são o grande tema?

O tema das autárquicas é um tema determinante em qualquer evento político da actualidade. Vão ser determinantes para o futuro político do Dr. Pedro Passos Coelho. A meu ver, é um ponto fundamental daquilo que pode ser a futura liderança, ou não, de Passos Coelho.

O PSD precisa de um bom resultado?

É importante termos um bom resultado e é importante reconquistarmos câmaras que são quase nossas. O distrito de Leiria é um exemplo disso mesmo, assim como Porto de Mós, que está num processo de fim de ciclo por parte do PS. Há algumas câmaras que temos muito interesse em recuperar e é muito determinante este novo ciclo que se está agora a abrir.

Como tem sido a relação da Câmara da Batalha com a JSD?

O Presidente da Câmara da Batalha tem tido sempre uma postura de muita cordialidade e de respeito pelas opiniões da JSD. Sinónimos disso são ideias que apresentámos e que deram origem à plataforma “EU AJUDO” ou à criação do espaço de co-working. Tudo propostas da JSD Batalha.

Concorda com o Presidente da Câmara quando afirmou, no discurso de abertura, que os jovens mereciam lugares de destaque nas Câmaras?

Estamos a evoluir nesse sentido e temos já um vereador da juventude no município que faz parte do executivo da Câmara. Temos também pessoas nas juntas de freguesia do concelho e esperamos contar com maior representatividade por parte da nossa juventude.

Paulo Baptista Santos

Paulo Baptista Santos CM BatalhaQual é o papel de uma juventude como a JSD na sociedade?

Este jovens são precisos para mobilizar outros a definir as políticas para os jovens. Ou seja, para eles mesmos. Trabalhar as suas próprias políticas.

Acha que os jovens devem ter esse papel de desde cedo começar a construir políticas para eles próprios?

Uma das coisas que eu acho mais importante em Portugal é que os destinatários das políticas tenham uma intervenção directa nessa decisão.  A juventude não foge disso. É muito importante que a juventude portuguesa tenha um papel fundamental na discussão e concretização de políticas. Sobretudo para eles mesmos. De jovens para jovens.

Falou na importância de jovens assumirem posições cimeiras nas listas às autárquicas. Isso vai acontecer na Batalha?

Na Batalha já acontece  com os vereadores, irá acontecer e será reforçado na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia. Eles são o futuro e é com eles que nós precisamos de contar para definir essa política.

E para além da política de “jovens para jovens”. Acha que há espaço para juventudes como a JSD entrarem na discussão?

Claro, não só naquilo que tem a ver com a juventude, mas noutras áreas em que os jovens são muito qualificados e são verdadeiramente os agentes da mudança. E é isso que Portugal precisa: uma mudança forte.

O Panorama marca presença este fim-de-semana no congresso nacional da Juventude Social Democrata, na Batalha

Descomplicador:

Pela primeira vez um congresso nacional da Juventude Social Democrata realiza-se na Batalha. O Panorama falou com os anfitriões: Paulo Baptista Santos, presidente da Câmara Municipal, e Eduardo Prior de Almeida, presidente da JSD da Batalha.

ygztbykr@eelmail.com'
Publicado por: Tomás Gomes

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: AO VIVO: 24º Congresso Nacional da JSD – Autárquicas e António Costa marcam abertura – Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *