Policia belga detém membro da representação portuguesa

É um episódio caricato que foi denunciado no Twitter do jornalista James Franey, correspondente da Euronews em Bruxelas. Rui Boavida, membro da representação portuguesa junto da União Europeia, foi detido pelas autoridades belgas por estar a tirar fotos ao edifício da Comissão Europeia, algo que está proibido devido ao alerta amarelo na cidade.

Comissão EuropeiaNo vídeo, Rui Boavida aparece a ser agarrado por dois policias, chegando depois uma carrinha com mais um conjunto de agentes da autoridade. Segundo o autor do tweet, o vídeo foi gravado pouco antes das 12h. Fonte da representação portuguesa em Bruxelas confirmou à TSF a situação e adiantou ainda que o especialista na área energética esteve detido cerca de 40 minutos.

A situação ficou resolvida depois das autoridades terem entrado em contacto com a representação portuguesa junto da União Europeia, tendo ainda obrigado Rui Boavida e apagar as fotografias tiradas ao edifício. Já em Janeiro um jornalista tinha sido pressionado a apagar fotografias que tirou a edifícios governamentais.

Rui Boavida é membro da representação portuguesa na União Europeia para a área energética e climática, surgindo a sua ficha nos membros que integram a estrutura em Bruxelas. Depois dos atentados, a Policia Belga baniu a possibilidade de tirar fotos a edifícios governamentais.

Descomplicador:

James Franey, correspondente da Euronews em Bruxelas publicou um tweet em que Rui Boavida, membro da representação portuguesa na União Europeia está a ser detido pela Policia Belga por tirar fotos ao edifício da Comissão Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *