Pedro Silva Pereira é o responsável pela moção de António Costa

O eurodeputado Pedro Silva Pereira será o autor da moção de estratégia global que António Costa vai apresentar no congresso do Partido Socialista. O eurodeputado vai contar com a colaboração de Paulo Pedroso, que regressa assim à primeira linha da participação politica no PS, num grupo coordenado pela Secretária-Geral Adjunta, Ana Catarina Mendes.

Pedro Silva PereiraPara além destes dois nomes que vão ser os responsáveis pela redacção da moção, contribuem ainda para o documento o secretário nacional e um dos nomes mais próximos do Primeiro-Ministro, Porfírio Silva, bem como João Galamba e João Tiago Silveira, coordenador do Gabinete de Estudos do partido. Segundo o jornal Público, Pedro Nuno Santos, Eduardo Cabrita e o presidente da autarquia de Vila Real, Rui Santos também vão colaborar com a moção.

A moção de estratégia global é o documento orientador da acção do partido durante o mandato para o qual o Secretário-Geral é eleito. No Partido Socialista, a apresentação de uma moção implica também uma candidatura à Secretaria-Geral, factor que levará António Costa a ter concorrência no “conclave” socialista.

Daniel Adrião quer fomentar o debate interno pelo que irá apresentar ao congresso uma moção intitulada “Resgatar a Democracia”, apresentando-se assim a eleições apenas porque os estatutos indicam tal obrigatoriedade, segundo avançou o próprio há meses atrás.

O congresso do Partido Socialista realiza-se entre os dias 3 e 5 de Junho na FIL em Lisboa, com as eleições para os delegados a decorrerem no Sábado, 21 de Maio.

Descomplicador:

O eurodeputado Pedro Silva Pereira será o responsável pela redacção da moção de estratégia global de António Costa. O ex-ministro Paulo Pedroso vai também estar no grupo que prepara a linha orientadora do PS para os próximos dois anos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *