Ex-presidente da Concertação Social pode voltar ao lugar

O ex-presidente do Conselho Económico e Social (CES), José da Silva Peneda, volta a ser uma hipótese para o cargo, depois de ter saído para a Comissão Europeia, como conselheiro de Jean Claude Juncker. O ex-presidente deste órgão só aceita no entanto voltar com o acordo do PSD e do PS, o que parece difícil de alcançar.

Silva PenedaEste órgão de concertação social está sem um presidente em efectividade de funções desde a saída de Silva Peneda que admite agora voltar, embora diga ao Público que a iniciativa “tem de partir dos dois partidos”, algo que parece difícil de alcançar, tendo em conta que tanto o Partido Socialista como o PSD já adiaram a votação no Parlamento por três vezes.

Silva Peneda foi ministro do PSD nos mandatos de Cavaco Silva, no entanto nos últimos meses tem-se afastado da liderança de Pedro Passos Coelho, o que está a dificultar o entendimento entre os dois partidos, tendo em conta que o nome até agrada ao Partido Socialista.

Esse afastamento deu-se, segundo Manuela Ferreira Leite disse no seu espaço de comentário, pelo facto de Passos Coelho não ter proposto o nome de Silva Peneda para Comissário Europeu, o que faria com que Portugal ficasse com a pasta do Emprego. Questionado na altura, Silva Peneda não desmentiu e acrescentou até que “normalmente, a dra. Ferreira Leite é uma pessoa bem informada”.

Para eleger o presidente do Conselho Económico e Social são necessários 2/3 dos votos dos deputados na Assembleia da República. O cargo tem vindo a ser ocupado de forma interina por Luis Filipe Pereira, que foi Ministro da Saúde no governo de Durão Barroso.

Descomplicador:

Silva Peneda está disponível para voltar a Portugal para liderar o Conselho Económico e Social, no entanto o seu nome não reúne consenso no PSD e o actual conselheiro de Juncker só aceita regressar caso o seu nome seja proposto pelos dois maiores partidos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *