JSD questiona ERC e Governo sobre as pressões a José Rodrigues dos Santos

A Juventude Social Democrata (JSD), questionou a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) e o Ministro da Cultura sobre as alegadas pressões de figuras do Partido Socialista a José Rodrigues dos Santos, pivot de informação da RTP. O comunicado critica as expressões utilizadas por José Magalhães e João Galamba.

JSD José Rodrigues dos SantosEm comunicado difundido pela estrutura, o presidente da JSD, Cristóvão Simão Ribeiro diz que “José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expressões inaceitáveis para com a comunicação social”, questionando assim a ERC e o Governo se o tom utilizado por José Rodrigues dos Santos “ultrapassou a expressão e criação prevista na Lei de Imprensa”.

Na pergunta enviada ao Governo, nomeadamente ao Ministro da Cultura, com a tutela da RTP, a JSD destaca as expressões utilizadas por José Magalhães (“chamou de “taliban” o jornalista em causa e considerou que o mesmo“enxota” as audiências do canal, que se encontra – por via disso – degradado”) e de João Galamba (que chega a apelidar de “especialista em desinformação”).

Assim as questões enviadas a Luis Castro Mendes são se “a peça da RTP extravasou a sua função informativa?”, se “o jornalista José Rodrigues dos Santos ultrapassou os limites da sua liberdade de “expressão e criação”, inscrita no artigo 22º da Lei de Imprensa?”, se esta foi uma “forma de condicionar a gestão de recursos humanos e a produção noticiosa de um órgão de comunicação social?” e ainda que “iniciativas pretende tomar para evitar condicionamentos à liberdade de imprensa como os que vimos por parte de João Galamba e de José Magalhães?”.

Descomplicador:

A JSD enviou à Entidade Reguladora da Comunicação e ao Governo um conjunto de questões sobre as alegadas pressões de José Magalhães e João Galamba a José Rodrigues dos Santos, questionando o Ministro da Cultura que medidas pretende tomar para evitar casos futuros.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *