Sadiq Khan: o primeiro muçulmano a ser eleito mayor em Londres

sadiq“O meu nome é Sadiq Khan e sou o novo mayor de Londres”. Foi esta a primeira frase que o novo mayor de Londres usou para se apresentar ao público na sua tomada de posse, na catedral de Southwark. É o primeiro muçulmano a ser eleito presidente da câmara de uma grande capital europeia e promete ser “o presidente de todos os londrinos”.

Nascido e criado em Tooting, um bairro popular do sul de Londres, Khan é filho de um casal paquistanês que emigrou para o Reino Unido. Cresceu no seio de uma família de oito irmãos que morava num apartamento social e frequentou a escola com pior reputação no bairro de Tooting. O pai era condutor de autocarros e a mãe costureira.

Apesar das suas humildes origens, o agora mayor de Londres especializou-se em direitos humanos, foi advogado e também presidente da Liberty, uma organização não-governamental conhecida pela defesa de vítimas de abusos policiais. Trocou o Direito pela política e em 2005 foi eleito deputado. Chegou também a ser secretário de Estado, um cargo que apenas outro muçulmano ocupou em toda a História do Governo britânico.

Mas chegar até mayor afigurou-se uma tarefa complicada. Durante a campanha, o candidato – agora vencedor – do Partido Trabalhista foi alvo de acusações e insinuações de proximidade a extremistas islâmicos, feitos por parte do seu rival conservador, Zac Goldsmith, e até do próprio primeiro-ministro, David Cameron. Todavia, a sua experiência na política levou a melhor na corrida a mayor, distinguindo de outros candidatos por ser a favor da manutenção britânica na União Europeia.

O novo mayor da capital inglesa prometeu dar respostas aos principais problemas da cidade: transportes superlotados, habitação inacessível e poluição. Sadiq Khan foi eleito por mais de 44% dos eleitores para governar Londres e sucede ao conservador Boris Johnson, defensor da saída do Reino Unido da UE e possível sucessor de David Cameron na liderança dos tories.

Descomplicador:

Sadiq Khan foi eleito mayor de Londres. O vencedor, afeto ao Partido Trabalhista, faz história, sendo o primeiro muçulmano a ser eleito mayor de uma capital europeia.

zybjvmxe@pwrby.com'
Publicado por: Joana Silva

20 anos, natural da Madeira. Estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é em Lisboa que está a dar os seus primeiros passos no jornalismo. Colabora também com o Bola na Rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *