Eurodeputados do PSD pressionam Constâncio a prestar esclarecimentos

Os eurodeputados eleitos pelo Partido Social Democrata estão a pressionar o vice-presidente do Banco Central Europeu e ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio a prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito ao BANIF.

Vítor ConstâncioOs deputados sociais-democratas enviaram um comunicado às redacções, citando o Artigo 19º do Regime Jurídico dos Inquéritos Parlamentares que diz que “fora dos casos previstos no artigo 17.º, a falta de comparência, a recusa de depoimento ou o não cumprimento de ordens legítimas de uma comissão parlamentar de inquérito no exercício das suas funções constituem crime de desobediência qualificada, para os efeitos previstos no Código Penal”.

José Manuel Fernandes, deputado eleito ao Parlamento Europeu acrescenta assim que “Vítor Constâncio não é um exilado político português na Alemanha nem beneficia de nenhum estatuto de imunidade que o impeça de prestar esclarecimentos sobre uma matéria que esteve sob a sua responsabilidade ao longo de uma década” e que “a sua recusa só pode ser lida, no mínimo, como obstrução ao esclarecimento da verdade”.

Vítor Constâncio recusou ir à Comissão Parlamentar de Inquérito referindo que o Banco Central Europeu responde perante o Parlamento Europeu e dizendo ter a “obrigação institucional” de cumprir esta directiva. Carlos Costa foi já chamado à comissão de inquérito onde se recusou a detalhar as responsabilidade de Vítor Constâncio.

Descomplicador:

Vítor Constâncio recusou-se a prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito do BANIF, mas os eurodeputados eleitos pelo PSD estão a pressionar o actual vice-presidente do Banco Central Europeu a prestar esses esclarecimentos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *