“Tchau Dilma”. Temer já assumiu o “posto” e reduziu equipa ministerial

Michel Temer assumiu hoje o seu lugar de presidente interino do Brasil após ter sido aprovado no Senado o inicio do processo de “impeachment” de Dilma Roussef. Temer foi notificado do afastamento de Dilma hoje pelas 11h30 locais e encontrava-se já na companhia de alguns nomes que hoje ainda tomarão posse como ministros.

Michel Temer BrasilJá a presidente afastada, num processo que agora tem uma duração máxima de 180 dias até se tornar definitivo, reagiu da forma esperada ao momento, acusando este gesto de “golpe” numa conferência de imprensa que deu a saída da sua residência oficial. Segundo o jornal Folha de São Paulo, Dilma Roussef recebeu a notificação com “naturalidade”.

Entretanto os ministros de Michel Temer tomarão posse ainda hoje, com o agora presidente interino a reduzir a equipa ministerial em nove elementos, passando de 32 para 23 ministros. Entre as novidades estão a criação do Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle e o Ministério da Segurança Institucional.

A casa civil será assumida por Eliseu Padilha. Recorde-se que no caso de Dilma Roussef, a chamada de Lula da Silva para a casa civil provocou ainda maiores tumultos no seu processo de afastamento. Eliseu Padilha foi Ministro dos Transportes com Fernando Henrique Cardoso e mais tarde foi Ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil.

Descomplicador:

Michel Temer assumiu já o lugar de presidente interino do Brasil e ainda hoje vai dar posse aos seus 23 ministros, reduzindo assim nove lugares face ao executivo de Dilma Roussef. Dilma Roussef já assinou o auto do impedimento. Eliseu Padilha será o chefe da Casa Civil.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *