PS pede mais 740 milhões de medidas. Costa recusa

A Comissão Europeia quer que Portugal avance com 740 milhões de euros em medidas adicionais já em 2016, pedindo para este ano e para 2017 mais reformas estruturais, cedendo no entanto no défice que poderá registar uma décima acima do inicialmente previsto. António Costa disse já que recusa medidas adicionais de controlo do défice.

Comissão Europeia

Pierre Moscovici, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos disse que Portugal pode ter mais margem para baixar o défice para os 3% mas para tal terá que tomar medidas adicionais de controlo da despesa e levar a cabo mais reformas estruturais durante este ano e o próximo, falando num valor a rondas os 740 milhões de euros.

A União Europeia pede assim a Portugal um esforço adicional de 0,4% face ao PIB, um esforço que cresce em 2017 para um valor de 0,6% face ao Produto Interno Bruto. Portugal está de sobreaviso, tendo em conta que a Comissão Europeia quer aplicar sanções económicas aos países que não melhorem as suas contas.

No entanto, o Primeiro-Ministro António Costa recusou medidas adicionais, a margem de uma visita ao Museu de Arqueologia, dizendo que continua tranquilo ”sobre a forma como o Orçamento tem vindo a ser executado. Não encaramos a necessidade de medidas adicionais para alcançar o objetivo que nos propomos, quanto mais para alcançar um objetivo menos ambicioso”.

Descomplicador

A Comissão Europeia quer que Portugal seja mais ambicioso nas suas medidas, pedindo medidas adicionais no valor de 740 milhões de euros e reformas estruturais ainda este ano e no próximo. O Primeiro-Ministro António Costa recusou já mais medidas e mostra-se confiante no cumprimento das metas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *