Novamente pela madrugada dentro, estivadores e Governo alcançam acordo

Foi uma luz verde difícil de chegar nas negociações entre os estivadores e o governo liderado por António Costa. Perto da meia-noite surgiu então a noticia de que o acordo teria sido conseguido e poucas horas depois o aviso de greve foi suspenso, esperando-se que a normalidade volte ao Porto de Lisboa durante os próximos dias.

Porto LisboaA presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino no programa Expresso da Meia-Noite teve de ser cancelado, tendo em conta que à hora do inicio do programa (23h) ainda não tinham sido concluídas as negociações e foi já bem perto do fim da emissão que chegou a noticia do acordo.

O acordo inclui já as medidas que terão de integrar o contrato colectivo de trabalho, que deverá estar concluído num prazo máximo de 15 dias, disse Ana Paula Vitorino à saída do Ministério do Mar após a maratona negocial que decorreu das 9h até bem perto da meia-noite.

O acordo suspendeu imediatamente o pré-aviso de greve, bem como deitou por terra a ameaça de despedimentos colectivos por parte dos operadores do Porto de Lisboa. A ministra com a tutela dos portos disse que este é “um bom acordo para o país” e está confiante que “todas as partes cumpram o acordo”.

Ana Paula Vitorino informou também que “na questão das progressões na carreira foi conseguido um ponto de equilíbrio entre a posição dos sindicatos e a posição dos operadores”, bem como na “questão das tarefas a exercer em alguns terminais também foi conseguido um equilíbrio”.

Descomplicador:

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, anunciou pouco antes da meia-noite que tinha sido alcançado um acordo entre o governo e o sindicato dos estivadores. O acordo permite assim pôr fim ao pré-aviso de greve, bem como à ameaça de despedimentos colectivos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *