Silva Peneda deixa equipa de Jucker. CES pode estar mais perto

José Silva Peneda deixou já a equipa de conselheiros de Jean Claude Juncker na Comissão Europeia, depois de cumprir um ano em Bruxelas. O acordo inicial estava previsto apenas para um ano e Silva Peneda regressa agora a Portugal, onde poderá assumir novamente a liderança do Conselho Económico e Social.

Silva PenedaSilva Peneda vai ainda assim manter-se ligado à liderança de Juncker na Comissão Europeia como “conselheiro informal”, dizendo ao jornal Expresso que a experiência foi “magnifica”, mas justificando que não queria continuar a viver sozinho em Bruxelas.

Para já Silva Peneda vai voltar a assumir o seu lugar no Conselho Geral da Universidade de Vila Real, órgão que lidera e regressará esporadicamente a Bruxelas para assessorar não só Jean Claude Juncker como também Carlos Moedas, comissário europeu na área da ciência, escolhido por Portugal.

Quanto ao seu regresso à concertação social, José Silva Peneda diz apenas que “depende dos partidos políticos, eles é que têm de se entender”, adiantando que a sua disponibilidade “depende da altura e da forma como forem tratadas as questões”. Silva Peneda pretende que o seu nome seja sugerido pelos dois maiores partidos politicos (PS e PSD), para que seja uma solução consensual.

Descomplicador:

Silva Peneda deu por concluído o seu trabalho em Bruxelas, de assessoria a Jean Claude Juncker, regressando assim a Portugal, onde vai para já assumir o seu lugar como presidente do Conselho Geral da Universidade de Vila Real. O regresso à liderança da Concertação Social está dependente da vontade do PS e do PSD.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *