PS quer primárias nalguns municípios para decidir candidato

O Partido Socialista está a ponderar a realização de eleições primárias em concelhos com mais de 100 habitantes e onde exista mais do que um potencial candidato. A ideia ainda não se tornou oficial mas está a ganhar cada vez mais força, ao que revela o jornal o Público.

Manuel Pizarro, vereador da Câmara Municipal do Porto em coligação com Rui Moreira e presidente da distrital do Porto do PS disse ao Público ter “muita expectativa que, finalmente, seja possível transferir para a esfera local um modelo que foi usado na escolha do candidato do PS a Primeiro-Ministro”, acreditando que esse deve ser o caminho depois das primárias a nível nacional.

Manuel PizarroEste tipo de iniciativas tem como objectivo fazer com que existam o mínimo de falhas possíveis no capitulo das autárquicas, para evitar erradas interpretações nacionais, pretendendo assim o PS garantir a máxima segurança no máximo de concelhos possíveis.

Ainda assim, Manuel Pizarro afasta a possibilidade de primárias em concelhos de menor dimensão, considerando que “muitas vezes a realização de eleições deste tipo em municípios de menor densidade populacional serve mais para estimular conflitos locais do que para encontrar verdadeiramente uma solução galvanizadora do conjunto das pessoas e vencedora”.

No Porto este modelo pode aplicar-se visto que uma parte dos militantes defende o apoio a Rui Moreira e outra parte defende uma candidatura própria do Partido Socialista, podendo assim fazer sentido a realização de uma consulta aos militantes locais.

Descomplicador:

O PS pode aplicar o modelo de primárias aos concelhos com mais de 100 mil habitantes e onde existam uma indefinição quanto aos candidatos autárquicos. O concelho do Porto é um desses exemplos, com uns a apoiarem o apoio a Rui Moreira e outros não.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *