Candidata apoiada por Beppe Grillo apontada à liderança de Roma

Virginia Raggi, candidata apoiada pelo Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo está perto de vencer as eleições autárquicas em Roma, derrotando assim o candidato apoiado pelo partido de Matteo Renzi, num duro golpe para as aspirações do actual presidente italiano.

Victoria RaggiO Movimento 5 Estrelas surgiu no cenário politico italiano há sete anos por intermédio de Beppe Grillo, um comediante de 68 anos, e tem vindo a conquistar cada vez mais força, devido ao descontentamento com os partidos do “sistema”. O Movimento 5 Estrelas que se assume como um “não-partido”, está agora em vias de vencer a autarquia de Roma.

Segundo uma sondagem da EMG, Virginia Raggi terá entre 33 e 37%, deixando o candidato apoiado por Renzi, Roberto Giachetti com 22 a 26%. Outra sondagem, esta do Instituo Piepoli, atribuiu 34 a 38% para Raggi e 20 a 24% para Giachetti.

13 milhões de eleitores foram chamados a eleger os novos órgãos para as 1348 autarquias e freguesias, com as grandes cidades de Itália a funcionarem também como “termómetro” para o cenário nacional.

Ainda assim, caso não conquiste 50% dos votos, Victoria Raggi vai ter que disputar uma segunda volta. Caso vença, Raggi será a primeira mulher a liderar a cidade de Roma, apostando na transparência, na mobilidade e melhoria de eficiência da recolha do lixo como principais pontos da sua actuação.

Descomplicador:

Victoria Raggi está perto de vencer as eleições autárquicas em Roma. A candidata apoiada pelo Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo pode marcar uma importante derrota para Matteo Renzi, tornando-se ainda a primeira mulher a liderar a capital italiana.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *