Mário Centeno em Nova Iorque a “vender” Portugal

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, está em Nova Iorque para apelar ao investimento em Portugal. Centeno esteve no Harvard Club num evento promovido pela Câmara do Comércio Portugal – US. Este tipo de eventos são de prioridade máxima para o governo na tentativa de captar investimento.

Mário CentenoO evento que decorreu no âmbito do Pan European Day, um encontro anual que junta empresas e investidores nos Estados Unidos da América, e que este ano recebeu a visita do Ministro das Finanças. Mário Centeno recordou que “os produtos portugueses têm sido muito bem recebidos nos EUA”, referindo que recentemente o mercado norte-americano ultrapassou o angolano, tornando-se o 5º destino das exportações nacionais.

Mário Centeno referiu as reformas que o governo está a tentar implementar em Portugal, afirmando ainda que estas intenções foram “reconhecidas pela Comissão Europeia”. Apesar do curto crescimento, Centeno disse que “as reformas precisam de tempo e espaço económico”, visto que “Portugal é um país pequeno, muito exposto ao que se passa no exterior”.

Ainda assim o responsável pela pasta das finanças nacionais referiu que está a ser realizado “um estrito controlo da despesa” e que existem ainda “várias medidas a implementar nesse sentido”.

Para além da presença de Mário Centeno em Nova Iorque, está ainda a decorrer um roadshow de empresas portuguesas. Doze empresas cotadas na Euronext e listadas no PSI20 visitam esta semana o maior mercado financeiro do mundo. Este roadshow é patrocinado pela Haitong, ex-BES Investimento, que é também a empresa responsável por encontrar compradores para o Novo Banco.

Descomplicador:

Mário Centeno está em Nova Iorque para promover as empresas nacionais e tentar captar investimento. O responsável pelas finanças referiu o trabalho que está a ser feito para aumentar o crescimento no país, referindo ainda o “estrito controlo da despesa”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *