Depois da indignação geral, Barroso está afinal ao lado de Portugal

Na manhã de Sexta-Feira, Dia de Portugal, o portal EurActiv, especializado em seguir a actualidade europeia escrevia que Durão Barroso estaria a fazer lobby por Kristalina Georgieva, para ser a próxima Secretária-Geral da ONU, o cargo para o qual está a concorrer António Guterres.

Durão BarrosoHoras depois surge no entanto o desmentido de Durão Barroso. Ao Expresso, o ex-presidente da Comissão Europeia garantiu que não está a tentar opter apoio para Georgieva e que está ao lado de António Guterres, “como sempre”, não indo ainda assim a tempo de evitar a indignação geral de vários dirigentes e deputados do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda, principalmente.

Em Fevereiro, Durão Barroso colocou-se ao lado de António Guterres, a quem teceu um conjunto alargado de elogios. A noticia desta manhã dava assim conta de que Durão Barroso estaria a aproveitar a reunião do Clube Bilderberg na Alemanha para fazer campanha por Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia.

Georgieva não é apoiada pelo seu próprio país, a Bulgária, segundo o Primeiro-Ministro, Boyko Borissov, por ter ligações aos antigos serviços secretos. Alegadamente o papel de Durão Barroso passaria também pela sensibilização de Borissov para o caso.

Descomplicador:

Durão Barroso foi acusado esta manhã de estar a fazer campanha por Kristalina Georgieva para Secretária-Geral da ONU, cargo a que concorre também António Guterres. No entanto, poucas horas depois da noticia da EurActiv, o ex-presidente da Comissão Europeia desmentiu o caso, sem se escapar no entanto à indignação de vários deputados e dirigentes do PS e do BE.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *