Nova sondagem aponta para a vitória do Brexit

Uma sondagem publicada recentemente pelo The Independent, no Reino Unido, dá a vitória ao Brexit no referendo que se vai realizar no próximo dia 23 de Junho. Com 55%, a saída da União Europeia aparece já 10 pontos à frente da permanência.

BrexitUma sondagem da ORB com uma amostra de duas mil pessoas 55% votaria a favor da saída, um acréscimo de 4% face à ultima sondagem da mesma empresa. Em sentido inverso, a permanência na União Europeia regista apenas 44,5%, e regista uma queda de 4%.

Ainda segundo o jornal, quando a ORB publicou a primeira sondagem há um ano, a permanência liderava as intenções de voto, aparecendo agora pela primeira vez o Brexit tão destacado da permanência, numa tendência que está a deixar preocupado o Primeiro-Ministro britânico, David Cameron.

Para além dos números preocupantes, existe ainda uma percentagem maior de apoiantes do Brexit (78%) que garante ir votar no dia 23 de Junho, enquanto do lado da permanência, apenas 66% diz que vai de certeza às urnas. Ainda assim, 52% dos inquiridos acreditam que a permanência vai vencer o referendo agendado pelo Reino Unido.

Descomplicador:

O The Independent publicou recentemente uma sondagem onde o Brexit aparece já com uma vantagem de 10% face à permanência do Reino Unido na União Europeia. É o resultado mais destacado, quando há um ano atrás a diferença era igual, mas a favor da permanência britânica na União Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *