Politicamente #14 – O Primeiro Veto de Marcelo

Neste episódio, lembramos o Dia de Portugal com os sons que marcaram o feriado nacional.

Barrigas de aluguer, 35 horas na função pública, e procriação medicamente assistida. Os três diplomas chegaram às mãos de Marcelo Rebelo de Sousa esta terça-feira e o Presidente da República tomou a decisão no próprio dia. Barrigas de aluguer foram vetadas porque o diploma vindo do Parlamento não tinha em consideração as recomendações do Conselho Nacional de Ética e para as Ciências da Vida. Para comentar este e outros temas, tivemos connosco o líder concelhio da JSD da Arruda dos Vinhos e secretário-geral da JSD Regional de Lisboa – Area Oeste, Gonçalo Miguel.

Quanto às 35 horas, diploma promulgado, mas com uma condição: caso a despesa no Orçamento de Estado aumente, Marcelo envia de imediato o documento para ser avaliado pelo Tribunal Constitucional. Sem nenhum aviso ou condição, o alargamento dos beneficiários das técnicas de procriação medicamente assistida recebeu a luz verde do Presidente.

Em solo norte-americano, há uma mulher que fez história. Hillary Clinton conseguiu garantir o número suficiente de delegados para ser a candidata nomeada pelo Partido Democrata. Ainda neste episódio, voltamos à Europa para explicarmos o ponto de situação do Reino Unido no que toca ao referendo. O referendo que decide o futuro do país na União Europeia está marcado para dia 23 de Junho.

Sobre o Politicamente

Politicamente

O Politicamente é um podcast de política baseado no on-line. Todas as semanas, aos sábados, a Inês Ameixa e o Ruben Martins abordam as histórias que marcam a semana política. Para comentar o tema da semana abrimos o espaço para o comentário com um convidado. Aqui há lugar para o nacional, para o internacional e para as grandes histórias que fazem a actualidade política.

Através do iTunes e do Mixcloud, da Esquerda à Direita, são abordados todos os lados da política. Histórias que são política para os ouvidos!

Também disponível no iTunes

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *