BCE e Comissão Europeia pedem auditoria à Caixa

O Banco Central Europeu e a Comissão Europeia podem avançar com uma auditoria antes de darem autorização ao pedido de recapitalização. Estes avanços das instituições europeias podem colocar em stand-bye o pedido de uma Comissão de Inquérito por parte do Partido Social Democrata.

Caixa Geral Depósitos CGDSegundo avança a TSF, esta intenção de auditoria está a ser coordenada não só com o governo português, mas também com o futuro presidente executivo da Caixa Geral Depósitos, António Domingues. Esta iniciativa por parte das instituições europeias leva assim a que a intenção de criar uma Comissão de Inquérito por parte do PSD e de avançar com uma auditoria forense por parte do Bloco de Esquerda, fique em stand-bye.

De qualquer forma esta intenção do BCE e da Comissão Europeia deverá já atrasar o calendário dos trabalhos, tendo em conta que era intenção do PSD lançar a comissão antes das férias, que se iniciam aproximadamente daqui a um mês. Esta auditoria das instituições europeias poderá no entanto assumir um papel central numa futura Comissão de Inquérito.

Recorde-se que, apesar do Banco de Portugal ter quatro avaliações da Caixa Geral de Depósitos, as mesmas estão protegidas pelo segredo do regulador, cabendo a Carlos Costa a decisão de ceder esses relatórios. Assim e devido ao sigilo bancário, será mais proveitoso para a Comissão de Inquérito poder contar com a auditoria do BCE e da Comissão Europeia.

Entretanto, o Expresso dá também conta que o PSD está disposto a negociar com o Bloco de Esquerda os detalhes da Comissão de Inquérito ao banco público, depois do Bloco ter dito no último debate quinzenal que o PSD estaria interessado em investigar apenas alguns sectores do banco.

Descomplicador:

O Banco Central Europeu e a Comissão Europeia podem lançar uma auditoria à Caixa Geral Depósitos antes de darem luz verde à entrada de mais capital público, ao que avança hoje a TSF. Esta iniciativa pode atrasar o lançamento da Comissão de Inquérito.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *