Marinho e Pinto em destaque no “Politico” após deixar mais criticas à União Europeia

António Marinho e Pinto tem andado discreto em Portugal mas foi recentemente alvo de destaque no portal Politico, um dos mais conhecidos do sector, ao criticar o alargamento do número de juízes do Tribunal da União Europeia, que acusou de ser mais um “desrespeito para com os contribuintes europeus”.

Marinho e PintoO Tribunal da União Europeia passou recentemente para 19 juízes, duplicando praticamente a sua dimensão, o que vem em sentido contrário ao número de processos que tem sob jurisdição. Segundo o Politico, os membros deste tribunal correm agora “o risco de se chatearem” devido à falta de casos para julgarem.

Esta instituição tem estado debaixo de criticas dos eurocépticos, que acusam este órgão de se intrometer na soberania dos estados-membros da União Europeia. Este tribunal com sede no Luxemburgo julga sobretudo casos relacionados com a falta de aplicação de directivas comunitárias nos países europeus.

Ainda segundo o Politico, o número de casos desceu recentemente cerca de 14%, estando o tribunal a encerrar casos a uma velocidade maior do que o número de processos que tem estado a receber. A juntar a estes dados, alguns relatórios indicam que o tribunal custa 13 milhões de euros/ano de funcionamento a que se somam 20 milhões de euros para pagamentos de salários.

Marinho e Pinto diz assim ao portal norte-americano que este tribuna europeu é uma “falta de respeito para com os contribuintes europeus e uma desgraça no que toca à transparência entre as instituições europeias”, sendo apontado como uma das vozes mais críticas deste assunto.

Descomplicador:

Marinho e Pinto é apontado pelo Politico, um portal de politica norte-americana, como uma das vozes mais criticas ao funcionamento do Tribunal Europeu, que viu o seu tamanho duplicar, apesar de ter vindo a registar menos casos nos últimos tempos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *