Hungria apela à permanência do Reino Unido na União Europeia

A Hungria vai publicar anúncios em jornais britânicos a apelar à permanência do Reino Unido na União Europeia. A decisão é ainda mais surpreendente devido ao cepticismo de Viktor Órban face à instituição. A comunidade húngara no Reino Unido justificou esta aposta.

Viktor Orban HungriaA decisão parece surpreendentemente mas está assente nos números. Existem no Reino Unido cerca de 200 a 300 mil húngaros, o que faz com que o país procure manter o Reino Unido na União Europeia, caso contrário a comunidade presente no país terá de passar por um longo processo de adaptação, tal como a comunidade portuguesa e outras.

A mensagem que será publicada nos jornais dirá: “Temos orgulho estar na UE ao lado do Reino Unido”, e é a primeira vez que um governo estrangeiro investe na campanha pela permanência do Reino Unido na UE. Esta tomada de posição gerou ainda mais espanto devido às tomadas de posição eurocépticas que Viktor Órban tem tomado, em especial no que toca aos refugiados.

No entanto, o apoio que a Hungria recebe da União Europeia, em matéria de fundos comunitários torna na UE um parceiro de excepção para o país liderado pelo polémico Órban. O porta-voz do executivo, veio ainda acrescentar que “embora nos tenham acusado muitas vezes de sermos anti-europeus, a campanha lançada atesta o facto de que a Hungria está comprometida com a União Europeia”.

Descomplicador:

O governo da Hungria vai publicar anúncios em jornais britânicos a apelar à permanência na União Europeia. A tomada de posição tornou-se ainda mais surpreendente devido às tomadas de posição de cepticismo de Viktor Órban face à União Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *