Politicamente #15 – In ou Out, UK?

Chegamos aos 100 dias de Politicamente com o referendo britânico como tema da semana.  Neste episódio, relembramos Joe Cox, que foi assassinada durante uma acção de campanha a favor da permanência na União Europeia, e ligamo-nos a Londres para ouvirmos como tem sido a campanha para o referendo pela voz da jornalista Joana Santos. É já esta quinta-feira que o Reino Unido decide o seu futuro no que toca à continuação – ou não – do país na União Europeia. Para comentar este e outros temas tivemos à conversa connosco o secretário-geral da Juventude Socialista e deputado do PS, João Torres.

Trazemos também os sons do debate quinzenal e voamos até aos Estados Unidos. Não para contar a corrida à Casa Branca, mas, desta vez, para contar o negócio das armas de fogo no país. Este tema voltou a ser levantado no seio da opinião pública depois de 49 pessoas terem sido mortas numa discoteca gay em Orlando. E se te dissermos que os Estados Unidos da América são o país que regista o maior número de massacres em locais públicos com recurso a armas de fogo? Entre 2000 e 2013, o país viu 133 casos de massacres. Logo a seguir vem a Alemanha, com apenas seis casos. Há mais números sobre este tema, que te explicamos neste episódio.

No Brasil, já são três as demissões na presidência Temer. Desta vez, foi o ministro do Turismo que se demitiu depois de virem a público informações que dão conta de que o ministro terá recebido subornos num esquema investigado pela operação Lava Jacto. Isto e mais apontamentos da semana política para ouvires aqui

Sobre o Politicamente

PoliticamenteO Politicamente é um podcast de política baseado no on-line. Todas as semanas, aos sábados, a Inês Ameixa e o Ruben Martins abordam as histórias que marcam a semana política. Para comentar o tema da semana abrimos o espaço para o comentário com um convidado. Aqui há lugar para o nacional, para o internacional e para as grandes histórias que fazem a actualidade política.

Através do iTunes e do Mixcloud, da Esquerda à Direita, são abordados todos os lados da política. Histórias que são política para os ouvidos!

Também disponível no iTunes

Publicado por: Politicamente

Rúben Martins e Inês Ameixa são os autores do Politicamente, um podcast semanal que aborda a actualidade politica. São ambos estudantes de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa. Rúben Martins é ainda director de programas na ESCS FM e director de informação da ESCS Magazine e Inês Ameixa é directora de informação da ESCS FM e editora-chefe da ESCS Magazine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *