The Sun apoia o Brexit, The Times apoia a continuidade

Os jornais britânicos estão a tomar posições no referendo do Brexit. O The Sun, o jornal mais vendido no Reino Unido apoia a saída da União Europeia, mas o The Times, jornal de referência defende a permanência do país na UE. Rupert Murdoch sai assim vencedor de qualquer das formas no dia 23 de Junho.

The Sun The Times Reino UnidoO magnata que detém os dois jornais garante assim que está do lado vencedor ao ver as duas publicações assumirem duas posturas diferentes. O tablóide The Sun colocou-se do lado do Brexit, ao dizer num editorial que o Reino Unido deve “manter-se livre das ditaduras de Bruxelas” e que o “voto para a saída é um voto para um melhor Reino Unido”.

Para o jornal com mais circulação no Reino Unido, permanecer na União Europeia significa um Reino Unido “pior na imigração, pior no emprego e pior na qualidade de vida”. Já opinião contrário tem o The Times, jornal de referência no país.

Para o outro jornal do grupo de Murdoch, “ficar na União Europeia é melhor para o Reino Unido”, apontando a liderança do Reino Unido na União Europeia como o melhor resultado do referendo que está agendado para o dia 23 de Junho.

Para o The Times a escolha pela permanência seria uma escolha “pragmática, apesar do comportamento de Bruxelas e não devido ao comportamento de Bruxelas”, diz o editorial do jornal. A saída da União Europeia pode ter assim consequências “desconhecidas e alarmantes”.

Para a publicação, a vitória da permanência na União Europeia dá ainda a David Cameron o poder de liderar uma reforma europeia juntamente com outros países descontentes.

Descomplicador:

O The Sun e o The Times assumiram posições divergentes no que toca ao Brexit. O The Sun apoia a saída do Reino Unido da União Europeia, enquanto o The Times apoia a continuidade. Com estas tomadas de posição, o magnata Rupert Murdoch ficará sempre do lado do vencedor no dia 23 de Junho.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *