Debate sobre o Brexit juntou seis mil pessoas em Wembley

O Estádio de Wembley é uma verdadeira arena multiusos. Para além de jogos de futebol e de grandes concertos, recebeu ontem o debate sobre a saída ou a permanência do Reino Unido na União Europeia. O vencedor, esse, não gera consenso.

Debate BrexitDo lado do “Remain” (permanência) estiveram Ruth Davidson, Sadiq Khan, o popular mayor de Londres e Frances O’Grady. Do lado do “Brexit” (saída), estiveram o polémico Boris Johnson, Andrea Leadsom e Gisela Stuart. Uma sondagem para o The Times após o debate indica que 39% consideram que o sair ganhou, enquanto 34% consideram que a vitória foi do ficar, com 17% de indecisos.

Quanto às posturas dos dois lados do debate, contactado pelo Panorama, Miguel Morgado, professor de Ciência Politica e deputado do PSD, considera que “as campanhas pelo Brexit e pelo Remain são muito heterogéneas” e que existiram mudanças “provocadas pela consternação natural“, devido à morte da deputada Jo Cox (defensora da permanência).

No entanto para o também membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, “as campanhas (ambas) não são monocórdicas” e que existem assim “personalidades e discursos muito diferentes de um lado e do outro“.

Boris Johnson disse até na sua intervenção final que caso o Brexit vença, o dia 23 de Junho “será visto como o dia da independência”, uma expressão “hiperbólica” segundo Miguel Morgado mas que não deixa de ser uma estratégia muitas vezes utilizada: “Nas campanhas eleitorais existem muitos políticos que decidem seguir o caminho da hipérbole fora do razoável. Basta olhar para a ultima campanha eleitoral legislativa em Portugal e os destemperos dos partidos das esquerdas, a começar pelo PS“, acrescenta.

Com seis mil pessoas a assistir ao vivo ao debate, promovido pela BBC, o deputado do PSD alerta que “embora seja difícil de dizer, talvez se note que o entusiasmo em torno da campanha do Brexit tenha esmorecido um pouco, talvez“.

O referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia está marcado para amanhã, Quinta-Feira, dia 23 de Junho.

Descomplicador:

Decorreu ontem o maior debate entre os apoiantes do Brexit e do Remain. De um lado, entre outros, Boris Johnson e do outro, Sadiq Khan, sucessor de Johnson em Londres. Ao Panorama, Miguel Morgado, professor de ciência politica e deputado do PSD considera que “as campanhas pelo Brexit e pelo Remain são muito heterogéneas” e que existiram mudanças “provocadas pela consternação natural“, devido à morte da deputada Jo Cox.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *