Valter Lemos critica posição do Ministro do Ensino Superior

O ex-Secretário de Estado do Partido Socialista, Valter Lemos, criticou num artigo de opinião a posição do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, no que toca à possibilidade dos Politécnicos poderem leccionar doutoramentos. Valter Lemos que foi responsável pela pasta da Educação e do Emprego, enquanto Secretário de Estado, critica o recuo de Manuel Heitor.

Valter LemosApesar de dizer que nada o “move contra o Ministro”, por quem diz ter “grande consideração pessoal e política”, Valter Lemos critica a “hipocrisia política” no que toca à possibilidade dos Politécnicos poderem leccionar doutoramentos. Inicialmente Manuel Heitor tinha-se mostrado aberto a essa possibilidade, mas ontem recuou no discurso proferido no Parlamento.

O artigo de opinião publicado no jornal Público fala numa manutenção da “politica de preconceito”, criticando a justificação apresentada por Manuel Heitor, que disse ser prioridade reforçar a “missão especifica” de cada sistema de ensino. Para Valter Lemos, “em que é que o facto de realizar doutoramentos em áreas profissionais altera a “missão específica” do ensino superior politécnico? Tal facto não reforçaria essa tão propalada “missão específica”? Então a formação de carácter profissional se for curta reforça a “missão específica”, mas se for avançada, já não reforça?”

Para reforçar a sua posição, Valter Lemos suporta-se na rede de artigos científicos SCOPUS para mostrar que muitos Institutos Politécnicos, mesmo sem doutoramentos, têm uma produção cientifica superior à de universidades com esse ciclo de ensino.

Para o ex-Secretário de Estado, este é um preconceito “institucional, mas é também social, porque os politécnicos servem maioritariamente as regiões mais carenciadas e as classes sociais menos privilegiadas, como provam os números da acção social escolar”, acrescentando ainda que “os politécnicos têm sido de uma importância incalculável para a democratização da educação, para a coesão territorial e para a coesão social”.

Descomplicador:

Valter Lemos, ex-Secretário de Estado da Educação e do Emprego do PS, criticou num artigo de opinião publicado no jornal Público, a manutenção do “preconceito” quanto à possibilidade dos Politécnicos poderem leccionar doutoramentos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *