Co-fundador do Podemos agita convenção do Bloco

miguel urbanFoi de forma agitada que o co-fundador do unido Podemos, Miguel Urbán, conduziu o seu discurso na X convenção do Bloco de esquerda. Lançou críticas à Europa de hoje, e não deixou de lembrar que amanhã são as eleições em Espanha: «se amanhã ganharmos as eleições, ganharão também vocês», dizia, apontando aos delegados bloquistas.

Anticapitalista assumido, foi duro nas palavras que reservou para as medidas de austeridade e reforçou que é necessário «recuperar a dignidade de nos chamarmos europeus». Para o eurodeputado, amanhã os espanhóis vão também votar contra a austeridade. Urbán acrescentou que faz parte do papel do Podemos recuperar a palavra socialismo aos trabalhadores.

O co-fundador do homólogo espanhol do Bloco de Esquerda apelou ainda para a necessidade de uma reconstrução europeia, «com um projeto de onde nenhum povo queira sair e de onde nenhum possa ser expulso». «A Europa que há um ano pedia a expulsão dos nossos irmãos gregos não é a nossa Europa», rematou.

Sempre agitado, classificou as medidas políticas que dominaram os últimos anos de crise como xenófobas, culpando-as de serem o principal responsável para o aumento dos «monstros da extrema-direita» no continente. Para concluir, destacou: «vamos enfrentar a troika e não o podemos fazer sozinhos. Vim ao congresso do BE buscar amigos e amigas para reconstruirmos a Europa».

Descomplicador:

Miguel Urbán é uma das caras principais do Podemos, em Espanha. Discursou a convite do Bloco e aproveitou para criticar as políticas de austeridade europeias e apelou à recuperação do socialismo.

zdkoexdm@anappthat.com'
Publicado por: Luís Fernandes

19 anos. Estudante de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa. Desde cedo que soube o caminho que queria trilhar e que passava, sem qualquer dúvida, pela comunicação: o jornalismo – a vontade de informar, a forma de oferecer a quem lê, ouve ou vê, uma oportunidade para mudar e fazer mudar.

Atualmente é coordenador dos Noticiários da ESCS FM e colabora com a ESCS Magazine.

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: A minha presença na X Convenção do Bloco – Luís Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *