Marisa Matias: “Assumiremos as nossas responsabilidades até ao fim”

Marisa MatiasA eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, em entrevista exclusiva ao Panorama diz que o partido “chega mais unido” à X Convenção e “muito orgulhoso” do caminho que percorreu ao longo dos 16 anos de existência. “As divergências são saudáveis e existem em todos os partidos”, garantiu.

Depois de enfrentar uma liderança bicéfala e de alcançar o pior resultado de sempre as legislativas de 2011, Marisa diz que o Bloco “soube levantar-se e crescer” recusando a ideia de que os bloquistas trilharam um “terreno pantanoso” até se tornar a terceira força política na Assembleia da República.

Sete meses depois, o acordo à esquerda não dá sinais de fraqueza e Marisa Matias mostra-se satisfeita com o apoio parlamentar ao governo do Partido Socialista. “O acordo está a correr como estava previsto e vamos assumir as nossas responsabilidades até ao fim”, afirma. Não acredita que seja uma “chapada de luva branca” ao discurso de PSD e CDS mas sim uma “vitória da democracia portuguesa”. “Nós só tínhamos a obrigação de dar expressão à vontade dos portugueses”, conclui.

Amanhã, Espanha vai de novo a votos e os resultados das sondagens não dão maioria absoluta a nenhum partido. A eurodeputada não vê nenhum problema que Espanha “volte à estaca zero” visto que o impasse continua. No entanto, realça “que há uma necessidade de convergência entre os líderes partidários“.

No que toca à saída do Reino Unido, Marisa diz que o Brexit “foi mais um passo na desagregação da União Europeia”. Diz ainda que esta “é uma oportunidade para a Europa se refundar”.

Descomplicador

Marisa Matias é a única eurodeputada do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu. Veio a Portugal para a X Convenção do partido e amanhã estará em Madrid para a acompanhar a noite eleitoral em Espanha.

zmjgloth@clrmail.com'
Publicado por: Gonçalo Nuno Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *