Escalada de ataques a emigrantes preocupa Reino Unido

A retórica inflamada que foi imposta por alguns dos protagonistas do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia passou para as ruas e nos últimos dias têm se verificado uma escalada no número de ataques e insultos a emigrantes. Um vídeo captado recentemente incendiou já as redes sociais e envergonhou o Reino Unido.

brexit (1)A policia britânica registou um acréscimo de 57% de queixas relativas a ataques xenófobos nos últimos dias e prometeu tolerância zero no que toca a este tipo de incidentes, uma mensagem que tem sido transmitida também por alguns protagonistas políticos, como Sadiq Khan, Mayor de Londres e por diplomatas, incluindo a embaixadora do Reino Unido em Portugal que garantiu ao Observador que a policia esta atenta a este tipo de fenómenos.

Os fenómenos têm-se verificado não só contra europeus, como polacos e portugueses, mas também contra africanos e asiáticos e circulam nas redes sociais vídeos de alguns desses incidentes registados nas ruas ou em transportes públicos.

Um desses vídeos foi hoje publicado pelo Channel 4 News e nele dois jovens são filmados a insultar um emigrante num autocarro. “Sai do comboio, és um emigrante” dizem os jovens, com o individuo de origem africana a perguntar “quantos anos tens? Eu estou cá há mais tempo do que tu”. Os jovens atiram depois garrafas de cerveja ao emigrante perante gritos de outras pessoas presentes no comboio e que gritam: “vocês envergonham o Reino Unido”.

Descomplicador:

Tem-se registado nos últimos dias uma escalada de ataques racistas e xenófobos no Reino Unido. A policia garante ter tolerância zero face a estes incidentes, mas têm circulado nas redes sociais vários vídeos de ataques deste género.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *