Guterres vai estar frente-a-frente com todos os candidatos

António Guterres continua o seu caminho para tentar chegar a Secretário Geral da ONU. No dia 12 de Julho, o ex- Primeiro-Ministro português vai participar num debate com todos os outros 11 candidatos ao mais alto cargo na Organização das Nações Unidas. Este debate está inserido num fórum temático sobre os direitos humanos, que se realiza em Nova Iorque nos dias 11 e 12 Julho.

António GuterresGuterres, que exerceu o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados entre 2005 e 2015, terá de responder às 10 perguntas que a ONU selecionou das mais de 1500 enviadas por organizações de mais de 70 países. O debate realiza-se nove dias antes da primeira apreciação das candidaturas por parte da ONU.

Apontado como um dos principais candidatos a Secretário Geral da ONU, Guterres tem de enfrentar uma forte concorrência: Susana Malcorra, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina e Helen Clark, antiga chefe do governo Neozelandês e dirigente do programa da ONU para o desenvolvimento. O denominador comum é, obviamente, o facto de serem duas mulheres. É que existe bastante pressão para que, pela primeira vez, seja uma mulher a assumir a liderança da ONU.

Todavia, o processo está longe ainda do seu término. Em Outubro, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai escolher um candidato e depois irá apresenta-lo à Assembleia Geral. Apenas no dia 1 de Janeiro de 2017, o processo ficará concluído e ficaremos a saber quem é o sucessor de Ban Ki-Moon.

Descomplicador:

António Guterres continua a sua caminhada rumo à liderança das Nações Unidas. Em Julho, o ex-Primeiro-Ministro português participa num debate com os restantes candidatos, onde irá responder a dez questões.

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas “radicado” no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo “Bola na Rede”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *