Politicamente #17 – Espanha: Um Impasse Político

Esta semana, os olhos são postos no país de “nuestros hermanos”. Repetiram-se as eleições em Espanha e o resultado foi quase o mesmo: nenhum partido conseguiu atingir a maioria absoluta para conseguir formar Governo. O PP de Mariano Rajoy ficou em primeiro lugar, não conseguiu a maioria, mas viu o seu número de deputados aumentar em relação às últimas eleições. Os socialistas do PSOE conseguiram segurar o segundo lugar, impedindo que a coligação Izquierda Unida os ultrapassasse. Em terceiro lugar pertence então à coligação, liderada por Pablo Iglésias, que saiu derrotada, uma vez que não conseguiu aumentar o seu número de deputados no Parlamento. O Ciudadanos também viu o seu número de deputados diminuir em relação às eleições anteriores. Neste episódio explicamos as possíveis coligações que podem acontecer para que se possa formar um Governo, e os sons das reacções dos líderes dos principais partidos ao resultado destas eleições.

Para comentar o assunto Espanha e outros assuntos que marcam a agenda política nacional e internacional esta semana, tivemos connosco o deputado do CDS Pedro Mota Soares.

Em Bruxelas, o Parlamento reuniu-se para uma sessão extraordinária, contamos o rescaldo da reunião, e explicamos em que consiste o Tratado de Lisboa, que deverá ser em breve accionado no caso Reino Unido.

Por cá, o projecto-lei do Bloco de Esquerda sobre o fim da apresentação quinzenal dos desempregados, e o IVA na restauração, que desceu para os 13%.

Sobre o Politicamente

Politicamente

O Politicamente é um podcast de política baseado no on-line. Todas as semanas, aos sábados, a Inês Ameixa e o Ruben Martins abordam as histórias que marcam a semana política. Para comentar o tema da semana abrimos o espaço para o comentário com um convidado. Aqui há lugar para o nacional, para o internacional e para as grandes histórias que fazem a actualidade política.

Através do iTunes e do Mixcloud, da Esquerda à Direita, são abordados todos os lados da política. Histórias que são política para os ouvidos!

Também disponível no iTunes

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *