Passos Coelho acusa Costa de ter atirado a “confiança pela janela fora”

Na semana em que se realizará o primeiro debate do Estado na Nação, o ex-Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, assina um texto de opinião no Diário de Notícias onde é bastante crítico para com o governo do Partido Socialista.

Pedro Passos CoelhoRecuando até ao verão de 2015, o líder da oposição faz a comparação com a situação que então se vivia com o panorama atual: “No verão de 2015 (…) Portugal encontrava-se, pelo segundo ano consecutivo, num ritmo moderado mas consistente de recuperação económica e do emprego”. Ora, ainda segundo Passos Coelho, atualmente “o contraste é impressionante”. O ex-Primeiro-Ministro afirma que o crescimento económico desceu para perto de 1% e, apesar da diminuição do desemprego, “o emprego parou de crescer”.

Relativamente à relação do governo português com as instituições europeias, Pedro Passos Coelho afirma que existe desconfiança por parte dos parceiros europeus exclusivamente devido à “estratégia e às opções de política do novo governo e da sua nova maioria”. Naquela que é provavelmente a frase mais forte de todo o artigo, o líder da oposição não tem dúvidas em afirmar que, ao invés de virar a página da austeridade,  o que o governo de António Costa fez foi atirar a “confiança pela janela fora”.

No que ao setor financeiro diz respeito, o líder do PSD justifica o facto de não ter atuado aquando da intervenção da troika: “Sem margem no rácio de dívida pública nem capital para fazer o que outros governos com menos dívida fizeram depois de 2008 (…) Portugal recapitalizou os bancos que não dispunham de capital entre os seus acionistas e esses bancos foram com mérito próprio limpando os seus balanços à medida que a recuperação económica o permitiu”.

Pedro Passos coelho termina o seu artigo afirmando que “a estratégia do inimigo externo é passadista e relembra tempos de manipulação social que só podemos repudiar”.

Descomplicador:

Na semana em que terá o primeiro debate do Estado da Nação enquanto líder da oposição, Pedro Passos Coelho assina um artigo de opinião no Diário de Notícias em que faz um balanço bastante negativo da governação da maioria de esquerda.

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas "radicado" no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *